Logo Lusanet
  Comentário sobre o Futebol Português

Por: Emidio Tavares.

Manchetes da Semana - 29/01/2017

MOREIRENSE ELIMINA 3 GRANDES E CONQUISTA INÉDITA TAÇA DA LIGA

O Moreirense, da pequena vila de Guimarães (Moreira de Cônegos) com pouco menos de 5 mil habitantes, fez história no futebol português. Recém oriundo da 2a divisão de Portugal e perto da zona de rebaixamento, resolveu tentar a sorte com a contratação há menos de 2 meses de um famoso ex-jogador e técnico que em seu currículo de treinador tinha como conquistas o Campeonato Nacional de Juniores de Portugal na temporada 89/90, a Liga Portuguesa (pelo Sporting) em 1999/2000, a Supertaça Cândido Oliveira em 2000/2001, um Campeonato Português da 2a divisão em 2005/2006 e a Supertaça da Angola em 2008. Augusto Inácio foi o escolhido e com poucos dias de trabalho não só tirou o Moreirense da zona de rebaixamento da Superliga como conseguiu o feito inédito de na fase de grupos da Taça da Liga terminar em 1o lugar na sua chave eliminando o poderoso Porto que ficou pelo caminho. Na fase de mata mais um gigante foi posto abaixo: vitória de 3x1 frente ao Benfica que garantiu presença na final contra outro poderoso, desta feita o Braga. Contudo, na decisão, o técnico bracarense Jorge Simão armou mal a equipe, que além de não conseguir concatenar jogadas de ataque ainda encontrou pela frente uma poderosa muralha composta pela defesa Moreirense. Já pelo lado do adversário, Augusto Inácio soube como fazer sua equipe se impor em campo e numa penalidade máxima assinalada no último minuto do 1o tempo viu Cauê fazer o gol consagrador do inédito título do Moreirense, que até então houvera vencido o Braga em apenas uma oportunidade em 15 jogos. Dos títulos conquistados pelo Moreirense (2 campeonatos da 2a divisão e 3 da 3a divisão), com certeza esse ficará para sempre marcado nos anais do futebol português.

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 19ª jornada só terminou nessa quinta, após os 3 jogos que restaram:

Segunda (30 Janeiro)

V.Setúbal 1x0 Benfica (21:00h) - sem Rui Vitória no banco (suspenso por 15 dias) o time encarnado (e principalmente seu ataque) não se encontrou em campo acabando por perder por 1x0 para os sadinos que marcaram com José Manuel aos 21 da etapa inicial, pondo fogo no campeonato que agora tem o Porto a apenas 1 ponto do líder Benfica.

Quinta-feira (2 Fevereiro)

Moreirense 1x1 Feirense (19:00h)

Rio Ave 1x0 Braga (21:00h)

Já a 20ª jornada teve início nessa sexta:

Sexta (03 Fevereiro)

Paços de Ferreira 2x0 V.Guimarães (20:30h)

Sábado (04 Fevereiro)

Chaves 0x0 Boavista (16:00h)

Porto 2x1 Sporting (20:30h) – com dois gols no 1º tempo do estreante Soares ( e duas defesas que valeram mais que gols no final da partida por parte de Cassilas) o Porto venceu o Sporting por 2x1 (Alan Ruiz descontou para os leões), embora totalmente acuando em seu campo nos últimos 15 minutos de jogo.

Domingo (05 Fevereiro)

Arouca 2x1 V.Setúbal (16:00h)

Benfica 3x0 Nacional (18:00h) – com 2 gols de Jonas no 1º tempo e 1 de Mitroglou no final do jogo o Benfica venceu o Nacional por 3x0 mantendo a liderança do campeonato 1 ponto a frente do Porto.

Belenenses 0x0 Tondela (18:00h)

A jornada só termina nesta segunda (06 de Fevereiro) , com mais 3 jogos:

Marítimo x Moreirense (19:00h)

Braga x Estoril (21:00h)

Feirense x Rio Ave (21:00h)

Critérios de desempate:

Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;

b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;

c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;

d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;

e) Maior número de vitórias em toda a competição;

f) Maior número de golos marcados em toda a competição»

A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Benfica

Benitez, que no início da temporada esteve emprestado ao Braga (tendo saído na última reabertura de mercado), está sendo reemprestado pelo Benfica, desta feita ao Boca Juniors, por um ano com opção de compra ao término do vínculo.

O jogador Helder Costa, criado na base encarnada e que estava emprestado desde o inicio da presente temporada ao Wolverhampton da Inglaterra, acaba de ser contratado em definitivo pelos ingleses, com quem assinou um contrato válido por 4,5 temporadas. Nos cofres da Luz entram mais 16,2 milhões dessa transação.

Sporting

André Geraldes e Ryan Gauld, que o Sporting fez voltar do empréstimo para o V.Setúbal para reemprestá-los ao Chaves, correram o risco de ficarem inativos até o final da temporada visto que para que a transferência fosse efetuada o presidente do V.Setúbal (clube para o qual estavam emprestados) deveria assinar amigavelmente a rescisão contratual, coisa com a qual ele não concordou. Assim sendo os dois foram reintegrados ao plantel leonino onde podem ficar apenas treinando, atuando pela equipe B ou talvez até pela principal até o término da presente temporada.

Outros dois que estão de volta são Geraldes e Podence, recem-sagrados campeões da Taça da Liga pelo Moreirense.

Para acabar de vez com os boatos do interesse de Porto e Benfica no defesa uruguaio Coates, nesse meio de semana o Sporting acionou junto ao Sunderland a cláusula de opção de compra pagando 5 milhões de euros pelo passe do jogador, renovando e prorrogando seu contrato até 2022 com elevação da cláusula rescisória para 45 milhões de euros.

Dos clubes que cederam jogadores para a Euro 2016 o Sporting foi o que mais dinheiro recebeu da UEFA pela participação dos mesmos em toda a fase de disputa (desde as eliminatórias até a fase final): perto de 1 milhão de euros, seguido pelo Benfica com 630 mil euros e pelo Porto com 450 euros.

A imprensa lusa divulgou essa semana que André deverá ser mesmo vendido ao Sport Recife, depois de passar 5 meses em Alvalade fazendo 3 gols em 15 jogos disputados. Especula-se que o Corinthians continuará detentor de 30% do seu passe e que o time do Sport pagara aos leões 1.2 milhões de euros pela sua liberação em definitivo.

Willian Carvalho anunciou essa semana que trocou de empresário, saindo Jorge Mendes e entrando Pere Guardiola, irmão de Pepe Guardiola, treinador do Manchester City, o que pode vislumbrar em breve um futuro no futebol inglês para o craque da seleção portuguesa.

Braga

O Braga acertou com o Marítimo a transferência ao final dessa temporada dos jogadores Fransergio (contrato de 5 anos) e Dyego Souza (contrato de 4 anos), sendo que no caso de Dyego o clube madeirense ainda terá direito a uma participação nos lucros em caso de revenda futura.

Outro que chega, por empréstimo do Valência até o final da temporada, é o meia argentino Cartabia.

Porto

Em nota oficial publicada essa semana em seu site o Porto comunicou que o Estádio do Dragão, inaugurado em novembro de 2013 e onde foram investidos 125 milhões de euros para a sua construção, já está totalmente quitado, visto que a última parcela do empréstimo de 40 milhões solicitados para a construção que venceria em setembro de 2018 foi liquidada antecipadamente essa semana.

Para dar rodagem e visibilidade a Kelvin, o Porto o emprestou até dezembro desse ano ao Vasco da Gama.

Portugueses no exterior

O Manchester de Mourinho evoluiu também na Taça da Inglaterra, agora para as oitavas-de-final, ao bater no último final de semana por 4x0 o Wigan.

Já o Hull City de Marco Silva não teve a mesma sorte nessa competição sendo eliminado em casa por 4x1 pelo Fulham.

Porém nessa quarta, pela Premier League, Marco Silva novamente travou Mourinho, agora em Old Trafford, arrancando um precioso empate sem gols para o seu Hull City na casa do Manchester. E nesse sábado venceu surpreendentemente em casa (quatro vitórias nos quatro jogos em que disputou em casa) o poderoso Liverpool por 2x0.

Aliás, Marco Silva vai tentar o empréstimo de Nani (que já dirigiu nos tempos de Sporting) junto ao Valência da Espanha.

Já o Mônaco, de Leonardo Jardim, perdia no último final de semana por 1x0 para o PSG (gol de pênalti inexistente assinalado a 9 minutos do final), mas conseguiu com um gol de Bernardo Silva no 3o minuto de acréscimos o empate que lhe garantiu a liderança da disputa com 49 pontos ao lado do Nice.

E nesse sábado, também pelo campeonato francês, novo triunfo do Mônaco de Leonardo Jardim, vencendo em casa por 3x0 o então co-líder Nice e isolando-se na liderança do campeonato com 52 pontos (3 a mais que o Nice).

O Lille do atacante português Eder evoluiu para as oitavas-de-final da Taça da França ao vencer nessa terça por 1x0 o Nantes do técnico português Sergio Conceição.

Segundo recente publicação da revista Forbes, o craque luso Cristiano Ronaldo foi o desportista que mais faturou em 2016 entre salários e publicidade, embolsando 81.7 milhões de euros. A seguir aparecem Messi com 75.6 milhões; Le Bron James com 71.5 milhões; Federer com 62.9 milhões e Kevin Durant com 52.9 milhões de euros.

Após ter-se demitido a 2 anos do comando técnico do Atromitos da Grécia, Ricardo Sá Pinto aceitou novo desafio para dirigir o time grego, atual nono colocado no campeonato local.