Logo Lusanet
  Comentário sobre o Futebol Português

Por: Emidio Tavares.

Manchetes da Semana - 06/03/2016

FEDERAÇÃO RECHEIA COFRE DO BOAVISTA POR CONTA DO REBAIXAMENTO INDEVIDO EM 2007/2008

A Federação Portuguesa de Futebol emitiu um comunicado essa semana informando que chegou a um acordo com o Boavista, que em 2007/2008 foi rebaixado de divisão pela entidade por conta do suposto escândalo denominado "Apito Dourado" que imputava aos axadrezados manipulação de resultados de jogos e arbitragens, mas que nunca foi provado sendo inclusive o time do Bessa absolvido na justiça comum. No acordo a Federação informa que ficam liquidados todos os débitos e créditos existentes entre as duas partes envolvidas, assim como também todos os conflitos jurídicos, porém sem divulgar valores por se tratar de acordo de total confidencialidade. Por sua parte o Boavista reiterou o comunicado da FPF afirmando apenas que a totalidade da compensação financeira recebida será aplicada integral e exclusivamente no pagamento de suas dívidas fiscais junto a Autoridade Tributária. Vale lembrar que no início do processo, logo que o Boavista foi absolvido pela justiça comum, seu depto. jurídico chegou a pleitear nos Tribunais, por perdas e danos, um valor de 40 milhões de euros corrigidos de juros e correção monetária, abaixando depois para 20 milhões. O que se especula é que bem menos do que foi pleiteado nos tribunais pelos axadrezados, a Federação irá entregar diretamente a Autoridade Tributária do Estado 3,5 milhões de euros para amortizar os pouco mais de 5 milhões que o Boavista deve ao fisco.

CINCO AMISTOSOS ANTES DA ESTRÉIA NA EUROCOPA

A Federação Portuguesa de Futebol divulgou essa semana o calendário oficial dos últimos amistosos da Seleção Portuguesa preparatórios para a estréia em junho na Eurocopa. O primeiro será contra a Bulgária em Leiria dia 25 desse mês. O segundo acontece na Bélgica contra os donos da casa no próximo dia 29. O terceiro acontece em Portugal contra a Noruega no dia 29 de maio. O penúltimo acontece em Londres (Wembley) contra a Inglaterra a 2 de junho, e o último em Portugal contra a Estônia a 8 de junho. Portugal, integrante do Grupo F da Euro (ao lado de Áustria, Islândia e Hungria), estréia dia 14 de junho em S.Etienne; depois enfrenta dia 18 de junho no Parque dos Príncipes a Áustria; e termina a 1a fase contra a Hungria dia 22 de junho em Lyon.

TAÇA DE PORTUGAL

Tivemos ao meio dessa semana a realização dos jogos de volta da Taça de Portugal.

O Rio Ave, que no jogo de ida em Braga houvera perdido por 1x0, recebeu às 19h dessa quarta-feira o time da cidade dos bispos, e não conseguiu sair do zero, resultado este que garantiu vaga aos bracarenses na final que acontece em maio no Estádio do Jamor. Alias o Braga é a única equipe portuguesa ainda na disputa de 4 campeonatos (Campeonato Nacional, Taça da Liga, Taça de Portugal e Liga Europa).

Já o Porto, que na partida de ida em Barcelos goleou por 3x0, recebeu também nessa quarta (porém as 21:00h) o time do Gil Vicente, poupou alguns jogadores, mas fez o suficiente para vencer por 2x0 e ratificar presença na final contra o Braga. A presença na decisão era tão certa que pouco mais de 4800 torcedores se interessaram pela partida (exatos 4863 expectadores, na marca de pior público do Estádio do Dragão desde que foi inaugurado em novembro de 2003).

TAÇAS EUROPÉIAS

LIGA DOS CAMPEÕES

BENFICA

Após vencer por 1x0 na Luz o Zenit, em partida da 1a mão, o Benfica viaja na próxima semana para a Rússia onde enfrentará, dia 9, o time de Villas Boas precisando apenas de um empate para evoluir as quartas de final.

LIGA EUROPA

BRAGA

No sorteio das oitavas de final da Liga Europa coube ao Braga o Fenerbahçe do técnico português Vitor Pereira, com o 1o jogo acontecendo na Turquia a 10 de março e o jogo de volta em Portugal dia 17 do mesmo mês.Os demais confrontos da próxima fase colocarão frente a frente às seguintes equipes: Shakhtar x Anderlecht; Basiléia x Sevilha; Vilarreal x Bayern Leverkussen; Atlético de Bilbao x Valencia; Liverpool x Manchester United; Sparta Praga x Lazio e Borussia Dortmund x Tottenham.

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 24ª jornada só terminou nessa segunda, quando o Benfica bateu na Luz o União por 2x0 e o Sporting empatou em Guimarães com o Vitória local sem gols.

Já a 25ª jornada teve os seguintes confrontos:

Sexta-Feira (04/03)

Paços de Ferreira 2x2 Marítimo (20:30h)

Sábado (05/03)

Sporting 0x1 Benfica (20:45h) – perante um público de 49659 torcedores e sem poder contar com o goleiro Júlio César, que com uma lesão no adutor ficará um mês em recuperação (jogou o jovem goleiro da seleção olímpica brasileira Éderson), o Benfica, com um gol de Mitroglou (no único lance de falha de marcação de William Carvalho) aos 20 minutos de jogo, venceu o Sporting por 1x0 assumindo a liderança do campeonato 2 pontos a frente do time leonino e a 9 rodadas do final. Apesar das inúmeras oportunidades de gols criadas pelo ataque verde e branco no 2º tempo, o time de Jorge Jesus sucumbiu perante os encarnados de Rui Vitória.

Domingo (06/03)

Boavista 0x1 Nacional (16:00h)

V.Setubal 0x1 Moreirense (16:00h)

União 0x0 Belenenses (16:00h)

Tondela 0x1 Arouca (16:00h)

Acadêmica 2x0 V.Guimarães (18:15h)

Braga 3x1 Porto (20:30h)

A jornada só termina nesta segunda, dia 07 com o Rio Ave recebendo as 20:00h o Estoril.

Critérios de desempate:

Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;

b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;

c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;

d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;

e) Maior número de vitórias em toda a competição;

f) Maior número de golos marcados em toda a competição»

A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PORTO

A Assembléia Geral da SAD portista reconduziu nessa quinta-feira Pinto da Costa a presidência do seu Conselho Administrativo até 2019.

BENFICA

Mais um ex-presidente do Benfica foi preso essa semana por suspeita de lavagem de dinheiro e tráfico de influência. Trata-se de Manuel Damásio, que conseguiu liberdade condicional nessa quinta porém proibido de contatar com os restantes suspeitos envolvidos no processo.

Jardel, que tinha contrato com o Benfica até 2018, prorrogou por mais 2 anos seu vínculo com os encarnados da Luz.

O Benfica completou nessa semana 112 anos de fundação com muitas glórias e conquistas em seu histórico e contando com a maior torcida dos clubes portugueses e até bem pouco tempo com o maior número de associados de clubes de futebol em todo mundo.

A boa participação até agora do Benfica na Liga dos Campeões ajudou a equipe encarnada a fechar o 1o semestre da temporada com um saldo positivo de 4.6 milhões de euros, diferentemente dos arque-rivais Porto e Sporting que fecharam no vermelho (Porto com um prejuízo de 17.6 milhões e Sporting com 18 milhões).

AROUCA

Portugal terá direito na próxima temporada das Taças Européias a 6 vagas com 5 delas sendo distribuídas para os 5 primeiros colocados do atual campeonato nacional e a 6a para o campeão da Taça de Portugal. Como os finalistas da Taça de Portugal (Porto e Braga) já têm consolidados pelo menos um dos 4 primeiros lugares no campeonato nacional, abre-se então vaga para que o sexto colocado do campeonato português dispute as Taças da Europa, briga esta que por agora (até a 24a jornada) ficará entre 3 equipes que no momento almejam duas vagas, casos de Rio Ave (5o com 36 pontos), Arouca (6o com 35 pontos) e V.Guimarães (7o com 34 pontos); faltando ainda 10 rodadas para o fim da disputa.

SPORTING

Rui Patrício, que tinha contrato com o Sporting até 2019, prorrogou até 2022 seu vínculo com os leões, com melhorias salariais e elevação da cláusula rescisória de 40 para 45 milhões de euros.

Portugueses no Exterior

O técnico português Carlos Carvalhal foi eleito o melhor treinador da Taça da Liga Inglesa, tendo levado o seu Sheffield Wednesday (da 2a divisão) até as quartas de final da disputa depois de eliminar times históricos como o Newcastle (vitória por 1x0) e o poderoso Arsenal (vitória assombrosa por 3x0).

Já o atacante português Lucas João, do time de Carvalhal, foi eleito para compor o ataque da seleção da Taça da Liga Inglesa, ao lado de Lukaku do Everton e de Dodoo do Leicester.

Já Marco Silva, com a vitória no último domingo do seu Olympiakos frente ao Veria por 3x0, sagrou-se campeão grego com 6 rodadas de antecedência para o término da disputa. Este, que é o 16o título de campeão grego do Olympiakos nos últimos 18 anos (no total já foram 43 conquistas), é o sexto título consecutivo da equipe que também já foi campeã com Leonardo Jardim e com Vitor Pereira.

Cristiano Ronaldo firmou parceria com a fabricante portuguesa de bolachas "Dancake" para a criação da série "Ídolos" que começara com o craque luso dando nome ao lançamento da "Dancake CR7 Idol Collection”, que por sua vez será comercializada em 80 países a partir de maio próximo.

Já na quinta-feira, no aeroporto de Barajas em Madrid, Cristiano lançou seu perfume pessoal, com aromas de maçã, lavanda e canela, denominado Legacy (Legado).

Nesse final de semana, frente ao Celta, o Real goleou por 7x1 com 4 gols de Cristiano que assim assumiu a artilharia do campeonato espanhol com 27 gols (2 a mais de Soares) e da briga pela chuteira de ouro, ultrapassando Jonas e Higuain (ambos com 26). Com os 4 gols assinalados assumiu também a 2ª posição como maior artilheiro de todos os tempos do campeonato da Espanha, ultrapassando o então vice líder Zarra que tinha 251 gols em 15 temporadas (média de 16,7 gols por temporada) chegando aos 252 gols em 7 temporadas (média de 36 gols por temporada) e ficando apenas atrás de Messi que marcou 304 gols em 12 temporadas (média de 25,3 gols por temporada).