Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - CABECEIRAS DE BASTO

INTRODUÇÃO

O Concelho de Cabeceiras de Basto está integrado no distrito de Braga e insere-se na chamada região de Basto que também engloba os concelhos de Celorico de Basto, Mondim de Basto e Ribeira da Pena. O concelho tem uma superfície territorial de 241 Km2, que se distribui por 17 freguesias e tem como limites a Norte, os concelhos de Vieira do Minho, Montalegre e Boticas; a Oeste, a Serra da Lameira; e a Leste os concelhos de Ribeira de Pena e Celorico de Basto.

Cabeceiras de Basto é um topônimo composto em que o primeiro elemento "Cabeceiras" deriva de "Cabeço" que significa "cume do monte". No que diz respeito ao segundo elemento, "Basto" deriva de "Bástula" ou "Bastianos" que era um povo oriundo da Andaluzia, e que ao passarem por esta terra, fundaram uma cidade chamada "Basto" que se localizava próximo do Mosteiro de Santa Senhorinha que foi destruído pelas Invasões Árabes, no ano de 711.

Devido à pouca documentação existente acerca do concelho desde o séc. XII e o séc. XVI, salienta-se a carta de couto que em 1131, Dom Afonso Henriques assinou a favor do Mosteiro de Refojos e a Carta de Couto dada à povoação de Basto, no reinado de Dom Sancho I. Em 1514, Dom Manuel I assinou o foral de Cabeceiras de Basto.

COMO IR

Os principais acessos ao concelho de Cabeceiras de Basto são as estradas nacionais, 205 e 206, bem como a estrada regional 301.

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

Situado num vale rodeado por várias serras, Cabeceiras de Basto apela a longas caminhadas e passeios através das suas bonitas paisagens. Em relação às atividades culturais do concelho, salientamos o Agro-Basto, ligada às atividades agrícolas, a Festa da Cultura, o Encontro de Teatro de Basto, o Festival Folclórico e o Encontro de Patrimônio Cultural.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

No artesanato destacam-se a tamancaria, a tecelagem e os trabalhos em lã.

FESTAS E EVENTOS

- A Festa de São João (a 24 de Junho).
- A Festa de Santiago (a 28 de Julho).
- A Festa de Santo André (a 30 de Novembro).

GASTRONOMIA

Destacamos o anho e cabrito assados no forno com arroz de forno, as papas de sarrabulho, as tripas, a feijoada, os cozidos de várias carnes e os enchidos de porco.
Doces: o toucinho do céu, as cavacas, as queijadas, o sarrabulho doce e a chila no forno.

MAIORES INFORMAÇÕES

No site da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, o endereço eletrônico é (WWW.CM-CABECEIRAS-BASTO.PT).