Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - ALFÂNDEGA DA FÉ

INTRODUÇÃO

O concelho de Alfândega da Fé está integrado no distrito de Bragança. Ocupa uma área de 322 km2, distribuída por 20 freguesias. O concelho estende-se a Sul da Serra de Bornes, encontrando-se limitado a Norte pelo concelho de Macedo de Cavaleiros, a Leste por Mogadouro, a Sul por Torre de Moncorvo e a Oeste por Vila Flor.

Na sequência do tratado de paz de Alcoutim, celebrado a 31 de Março de 1371, esta terra foi doada por Dom Fernando, rei de Portugal, ao espanhol Dom Fernando Afonso de Samora. Somente após a derrota espanhola em Aljubarrota, a 14 de Agosto de 1385, que Alfândega da Fé, passa em definitivo para a posse do Rei de Portugal.

O concelho de Alfândega da Fé ganhou novo fôlego a partir da segunda metade do século XVIII, em grande parte devido ao incremento da criação do bicho da seda, que em 1870 atingia o seu auge.

COMO IR

Os principais acessos são pelas EN-215 e ER-315.

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

O concelho de Alfandega da Fé possui grandes potencialidades em termos turísticos refletidas quer no seu patrimônio arquitetônico, quer na sua beleza paisagística e riqueza etnográfica. A nível de patrimônio histórico destacam-se a Capela de São Bernardino e a Igreja Matriz de Sambade.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

Destacamos as cestas de verga e canastras, bem como os trabalhos em couro e as colchas de linho e de lã.

FESTAS E EVENTOS

- A Festa das Cerejas (de 09 a 15 de Junho).
- A Festa de São Pedro (a 29 de Junho).
- A Festa de São Sebastião (no segundo domingo de Agosto).

GASTRONOMIA

Destacamos o bacalhau assado com batatas, o coelho e perdiz à caçador e o fumeiro regional (alheiras, salpicões, chouriços e presunto).

MAIORES INFORMAÇÕES

No site da Câmara Municipal de Alfândega da Fé e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-ALFANDEGADAFE.PT).