Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - SOBRAL DE MONTE AGRAÇO

INTRODUÇÃO

Integrado no distrito de Lisboa, o concelho de Sobral de Monte Agraço abrange uma área de 52 km2, distribuída por três freguesias. Está situado a 2 Km da margem direita do rio Sisandro e a cerca de 40 Km de Lisboa, sendo limitado a Sudoeste pelo concelho de Mafra, a Sudeste, pelo concelho de Arruda dos Vinhos, a Noroeste pelo concelho de Torres Vedras e a Nordeste, pelo concelho de Alenquer.

Data de 1186 a primeira referência escrita relativa ao concelho, tratando-se de uma doação de Dom Sancho I do reguengo do "Soveral" à Sé de Évora. A 20 de Outubro de 1519, Dom Manuel deu foral a Monte Agraço. Em 1821, o concelho de Sobral de Monte Agraço incluía apenas a freguesia da sede. Em 1826, não há referências ao concelho, aparecendo isolada, a freguesia de São Salvador.

Se o concelho foi então extinto, essa extinção pouco tempo durou, sendo que em 1832 já aparece novamente como concelho. Em 24 de Outubro de 1855, o concelho foi extinto e incorporado no de Arruda dos Vinhos. Torna a aparecer em 1880, para voltar a ser extinto com a reforma de 26 de Setembro de 1895 que anexou as suas freguesias ao concelho de Torres Vedras. Foi novamente restaurado a 13 de Janeiro de 1898, abrangendo já a freguesia de Sapataria.

COMO IR

Os principais acessos a Sobral de Monte Agraço, são através da Estrada Regional 374 e pela Estrada Nacional 115.

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

O concelho de Sobral de Monte Agraço está integrado na Região de Turismo do Oeste "Terra de vinhedos e de mar", uma área particular da Região da Costa de Prata. De destacar os vários moinhos de vento existentes no concelho, testemunhos da importância econômica e social da atividade moageira na região, na primeira metade do séc. XX. De destacar ainda ao nível patrimonial: a Capela Medieval de Sobral de Monte Agraço e a Igreja de Santo Quintino.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

Destacamos a azulejaria e a cerâmica artística, a pintura em porcelana, os cestos de vime, a cutelaria, os bonecos de trapo, a latoaria e o barro decorado.

FESTAS E EVENTOS

- O Festa de São Sebastião (a 20 de Janeiro).
- A Festa do Senhor dos Passos (15 dias antes da Páscoa).
- A Festa de Verão (no segundo sábado de Setembro).

GASTRONOMIA

O principal destaque são os queijos, especificamente os de cabra e de ovelhas.

MAIORES INFORMAÇÕES

No site da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço, e o endereço eletrônico é (WWW.CM-SOBRAL-MONTE-AGRACO.PT)