Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - LOUSADA

INTRODUÇÃO

O Concelho de Lousada está incluído no distrito do Porto e encontra-se integrado na região chamada de Vale do Sousa, na transição do Douro para o Minho. Numa área de aproximadamente 98 Km2, o concelho é constituído por 25 freguesias. Faz fronteira com os concelhos de Santo Tirso, a Noroeste; Vizela, a Norte; Felgueiras, a Nordeste; Amarante, a Leste; Penafiel, a Sul; Paços de Ferreira, a Oeste e Paredes a sudoeste.

O topônimo Lousada deriva do baixo latim "(Villa) Lausada", ou seja, a quinta das lousas. O território que abrange a área atual do concelho de Lousada, sempre foi bastante atrativo para os povos que buscavam um sítio aprazível e seguro para se estabelecerem, sendo procurado para este efeito já desde a Idade do Bronze.

Em 17 de Janeiro de 1514, Dom Manuel concede foral à terra. Em 1708, o concelho de Lousada abrangia 12 freguesias, aumentando este número para 18 em 1758, sendo, por essa altura, cabeça do Concelho de São Miguel de Silvares. Em 1835, deu-se a grande reforma administrativa de Portugal que dividiu a administração judicial em distritos. Em 1836, uma nova reforma administrativa extinguiu o concelho de Lousada, situação em que se manteve até 1838, data em que foi de novo instituído.

COMO IR

Distante cerca de 51 km do Porto, os principais acessos ao concelho de Lousada são as estrada nacionais 106,207 e 320.

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

Lousada dispõe de uma beleza natural invejável que se pode apreciar no alto dos seus numerosos miradouros. Os amantes da pesca encontram na margens do rio Sousa e Mésio as condições ideais para a prática desta atividade. A nível de infra-estruturas culturais, são de destacar a Biblioteca e o Auditório Municipal. A nível de patrimônio, destacam-se a Igreja Matriz e o Pelourinho.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

Destacamos os bordados e a cestaria.

FESTAS E EVENTOS

- A Festa do Senhor dos Aflitos (em Julho).
- A Festa da Senhora Aparecida (em Agosto).
- A Festa de São Vicente (a 12 de Setembro).

GASTRONOMIA

Destacamos o carneiro ou cabrito assado com o arroz de forno; o cozido à portuguesa, os rojões, o sarrabulho e a sopa seca.

Doces: Os bolinhos de amor e os rosquilhos.

MAIORES INFORMAÇÕES

No site da Câmara Municipal de Lousada, e o endereço eletrônico é (WWW.CM-LOUSADA.PT)