Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - GOLEGÃ

INTRODUÇÃO

Integrado no distrito de Santarém, o concelho da Golegã, abrange uma área de 77 km2, distribuída por duas freguesias. Faz fronteira a Norte com os concelhos de Torres Novas e Vila Nova da Barquinha; a Sul, com Santarém e a Leste com Chamusca.

Segundo alguns autores, as origens de Golegã remontam ao reinado de Dom Afonso Henriques ou Dom Sancho I, quando uma mulher natural da Galiza, residente em Santarém, estabeleceu uma estalagem neste local. Essa terá sido também a origem do topônimo que adotou as grafias de Venda da Galega, Póvoa da Galega, Vila da Galega e depois Golegã.

Golegã foi elevada à categoria de vila por carta de Dom João III de 3 de Novembro de 1534. Em 1834 as terras foram confiscadas às ordens militares e aos conventos, tendo as mesmas sido vendidas. Foram então adquiridas pelos que assim constituíram, sobretudo no Ribatejo e Alentejo, enormes propriedades (chamadas latifúndios). Em 1895, a freguesia de Azinhaga, onde nasceu o escritor português José Saramago, foi desanexada do termo de Santarém e passou a integrar o concelho da Golegã.

COMO IR

Saindo de Lisboa, pegar a Auto-Estrada A-1 sentido Porto até Santarém. Em seguida, pegar a IC-10 e depois a N-118 até Golegã.

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

Existem no concelho da Golegã duas unidades museológicas: o Museu Municipal de Fotografia de Carlos Relvas e o Museu Municipal de Pintura e Escultura Martins Correia. A Reserva Natural do Paúl do Boquilobo é a única área protegida portuguesa integrada na Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

Destacamos a cerâmica antiga, os barcos e redes de pesca, as rendas e bordados, os trabalhos em vime e barro e a azulejaria.

FESTAS E EVENTOS

- O Festival do Folclore (em Julho).
- A Festa das Bateiras (na segunda-feira após a Páscoa).
- A Feira de São Martinho (a 11 de Novembro).

GASTRONOMIA

Destacamos a sopa de feijão com carne, a açorda de sável, a caldeirada de feijão verde, o bacalhau assado e o ensopado de enguias.
Doces: As trouxas de ovos e os toureiros.

MAIORES INFORMAÇÕES

No site da Câmara Municipal de Golegã e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-GOLEGA.PT).