Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - Pampilhosa da Serra

INTRODUÇÃO

Pertencente ao Distrito de Coimbra, o concelho de Pampilhosa da Serra ocupa uma área de 396 Km2, sendo constituído por dez freguesias e pela vila de Pampilhosa da Serra. Faz fronteira a Norte com o concelho de Arganil; a Sul com o de Oleiros, a Nordeste com Fundão, a Noroeste com o concelho de Góis e a Sudoeste com o de Pedrógão Grande.

O topônimo principal do concelho é relativamente recente; anteriormente o concelho era designado apenas por Pampilhosa que, segundo alguns autores, tem a sua origem etimológica no vocábulo "pampilho", nome de uma planta campestre idêntica ao malmequer. O segundo elemento do topônimo "da Serra" foi acrescentado no século XIX, para distinguir da outra povoação existente na Mealhada, "Pampilhosa do Botão".

Em 1308, Pampilhosa foi elevada à categoria de vila por Dom Dinis e em 1380, foi anexada ao julgado da Covilhã. A 10 de Abril de 1423, Dom João I reafirmou os privilégios de vila Pampilhosa, concedendo-lhe maior liberdade administrativa. A 20 de Outubro de 1513, Dom Manuel concedeu-lhe foral em Lisboa.

COMO IR

Os principais acessos são pelas Estradas nacionais 112, 334 e 351.

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

Pampilhosa da Serra é um concelho de montanha, localizado numa região de grande beleza e riqueza natural e paisagística. Entre os principais atrativos do concelho, destacam-se a praia fluvial de Dornelas do Zêzere e Janeiro de Baixo; a piscina flutuante na barragem de Santa Luzia; e o Miradouro do Alto da Relva. O concelho de Pampilhosa da Serra dispõe ainda de um Museu Municipal, onde se encontram expostos vários utensílios agrícolas tradicionais.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

Os destaques ficam por conta das toalhas e colchas de linho.

FESTAS E EVENTOS

- A Festa da Senhora do Pranto (a 15 de Agosto).
- A Festa da Senhora da Agonia (no 2º domingo de Agosto).
- A Festa da Senhora dos Remédios (a 21 de Novembro).

GASTRONOMIA

Os destaques ficam por conta do cabrito assado e da chanfana.
Doces: o bolo da panela, o arroz doce, os filhós espinhados e a tigelada.

MAIORES INFORMAÇÕES

No site da Câmara Municipal de Pampilhosa da serra e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-PAMPILHOSADASERRA.PT).