Por: Emidio Tavares.
Manchetes da Semana - 19/10/2025
ELIMINATÓRIAS DO MUNDIAL DE 2026
PORTUGAL DEIXA ESCAPAR POR ENTRE OS DEDOS A CLASSIFICAÇÃO ANTECIPADA: PORTUGAL 2X2 HUNGRIA
Já sem contar com Rafael Leão (dispensado por estar fora de forma física) e Gonçalo Inácio (que saiu contundido ao intervalo do jogo contra a Irlanda), Portugal enfrentou na terça-feira (14/10) a Hungria, novamente no Estádio do Alvalade, com Diogo Costa; Nuno Mendes, Semedo, Ruben Dias e Renato Veiga; Ruben Neves, Vitinha, Bruno Fernandes e Bernardo Silva; Cristiano e Pedro Neto. A seleção não começou bem, perdendo bolas bisonhas, e com Vitinha e Pedro Neto pouco inspirados. Aos 10 minutos, uma bola perdida por Vitinha armou um contra-ataque húngaro, com Diogo Costa salvando gol ao mandar chute do ataque adversário para escanteio. Na cobrança muito fechada, Diogo Costa saiu caçando borboleta, e a Hungria abriu o marcador de cabeça. Contudo o gol não perturbou emocionalmente Portugal que conseguiu o empate aos 20 minutos, num passe de Vitinha para Semedo, que invadiu a área e cruzou para Cristiano Ronaldo, sozinho na pequena área, colocar no fundo das redes, transformando-se no maior artilheiro isolado de todas as eliminatórias de Mundial. O gol deu ânimo a seleção, que porém ainda pecava pelas conclusões, e sofria com a marcação húngara. No 2º minuto de acréscimo, Nuno Mendes cruzou milimetricamente para novamente CR7 marcar, de chapa, o gol da virada.
Para a etapa final Portugal continuou pressionando e até mandou uma bola na trave, chutada por Ruben Dias no começo do 2º tempo. Aos 21 minutos Martinez sacou Ruben Neves, Bruno Fernandes e Pedro Neto; fazendo entrar João Félix, Palhinha e Francisco Conceição. Apesar da troca por jogadores da mesma posição, Portugal começou a recuar vertiginosamente tentando garantir o placar. Aos 27, o juiz inverteu uma falta que seria em João Félix, a Hungria cobrou na área e o atacante húngaro cabeceou para o chão com a bola batendo no travessão de Diogo Costa e sendo despachada pela zaga. Aos 32 Martinez sacou CR7 e Nuno Mendes, colocando Gonçalo Ramos e Nuno Tavares. Nos acréscimos, numa bola lançada em profundidade, o atacante húngaro passou por dois defesas lusos, cruzando para dentro da pequena área onde Semedo ficou olhando a bola chegar para Szoboszlai empatar o jogo. A Armênia perdeu para a Irlanda, mas Portugal não fez sua parte e deixou para a última jornada em novembro a briga pela classificação. Atuação deficitária da zaga onde Renato Veiga comprometeu o desempenho de Ruben Dias, que se desdobrava por ambos, da mesma forma com Semedo, que apesar do passe para um dos gols, não desempenhou as funções de Dalot a contento. Meio campo também confuso, com Vitinha não estando nos seus melhores dias, assim como Bruno Fernandes e Bernardo Silva. E no ataque, apenas Cristiano mantendo a qualidade, com Pedro Neto apagadíssimo.
TAÇAS EUROPÉIAS
LIGA DOS CAMPEÕES
Pela terceira rodada, o Benfica enfrenta na terça-feira (21/10), fora de casa o Newcastle (ING), enquanto o Sporting recebe na quarta-feira (22/10), o Olympique (FRA).
LIGA EUROPA
Pela terceira rodada, o Braga recebe na quinta-feira (23/10), o Estrela Vermelha (SER), enquanto o Porto irá visitar também na quinta-feira (23/10), Nottingham Forest (ING).
TAÇA DE PORTUGAL
3ª ELIMINATÓRIA
Tivemos nessa semana a realização da 3ª Eliminatória da Taça de Portugal, com os seguintes e principais confrontos:
Sexta-feira (17/10)
Chaves 0x2 Benfica - com um time mesclado de jogadores da base, o Benfica bateu o Chaves por 2x0, com gols de Pavlidis aos 8, e aos 34 da etapa final, mas não agradou a Mourinho, que afirmou querer mais do elenco.
Sábado (18/10)
Bragança 0x1 Braga
Celoricence 0x4 Porto (jogo realizado em Barcelos, com toda renda e direitos de TV revertidas pelo Porto ao time de Celorico da Beira).
Paços de Ferreira 2x3 Sporting - após empate por 2 gols no tempo normal, o Sporting venceu na prorrogação.
Domingo (19/10)
U. Lamas 0x1 V. Guimarães
SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
A 9ª jornada, devido a data FIFA e a 3ª eliminatória da Taça de Portugal, só volta no próximo final de semana.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Portugueses pelo Mundo
Cabo Verde, ex-colônia portuguesa, carimbou na segunda-feira (13/10), o passaporte para o seu 1º mundial ao vencer por 3x0 a seleção de Essuatíni (antiga Suazilândia).
Sergio Conceição estreou em casa nesse final de semana, comandando o Al-Ittihad, e ficou furioso pois viu sua equipe empatar por um gol com o fraco Al-Fayha e Benzema ainda perdeu um pênalti nos minutos finais. Ao final da partida, nervoso, Conceição afirmou que a equipe precisa mudar muito, principalmente na parte física, e alertou que não basta presença de espírito para isso.
Em pesquisa feita pelo site do Globoesporte no Brasil, Abel Ferreira foi eleito o treinador do século com 37% dos votos, superando Felipão com 20%, e Jorge Jesus com 15%.