Logo Lusanet
  Comentário sobre o Futebol Português

Por: Emidio Tavares.

Manchetes da Semana - 29/06/2025

CR7 MAIS UMA VEZ COM O MAIOR SALÁRIO FUTEBOLÍSTICO DO PLANETA

Segundo a imprensa europeia, um site árabe similar ao “Transparência Já” do Brasil, divulgou em detalhes o novo contrato de Cristiano Ronaldo com o Al-Nassr, e os valores são surreais e estratosféricos. A duração será de 2 anos, e conta com as seguintes remunerações:

•208,26 milhões de euros por ano + 28,08 milhões de luvas pela assinatura do contrato

• 4,68 milhões de euros caso conquiste a artilharia (por cada ano de contrato)

• 9,36 milhões de euros caso conquiste o Campeonato Árabe (por cada campeonato nacional)

• 15% das ações do Al-Nassr (e já indicou seu amigo e ex-jogador, José Semedo, para diretor técnico)

• 16 funcionários (3 motoristas, 3 jardineiros, 4 domésticas, 4 seguranças e 2 chefs de cozinha)

Caso Cristiano vença tudo, poderá auferir ao término do 1º ano algo em torno de 250,38 milhões de euros e ao término do contrato um total de quase 473 milhões de euros (mais de 3 bilhões de reais), isso sem contar a possível valorização das ações que passou a deter do clube.

SUPERTAÇA CÂNDIDO OLIVEIRA

A Federação Portuguesa de Futebol definiu que será o Estádio do Algarve a sediar a decisão da Supertaça Cândido Oliveira entre Sporting e Benfica, abrindo a temporada, onde estarão frente a frente o campeão português e o da Taça de Portugal. Como o Sporting faturou as duas, jogará frente ao vice, no caso o Benfica, no próximo dia 31 de julho.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Porto

O Porto despediu-se na segunda-feira (23/06) do Mundial de Clubes, da pior maneira e sem ter vencido uma partida sequer, além de pôr pouco não ter ficado no último lugar do grupo. Depois do empate sem gols com o Palmeiras e da derrota para o Inter de Miami, o time dos dragões enfrentou o Al-Ahly do Egito, novamente sem um elo do meio de campo com o ataque, e ainda com um agravante: a péssima atuação de toda sua defesa. Aos 15 minutos sofreu um gol, aos 23 empatou com um golaço de Mora e no final da etapa inicial sofreu o 2º, e de pênalti. Logo no começo do 2º tempo empatou de novo com William Gomes aos 5 minutos, mas no minuto seguinte sofreu o 3º gol. Mesmo assim foi para frente e mais uma vez colocou tudo igual no placar com o gol de Zaidu aos 8 minutos. Porém a alegria durou pouco, pois aos 19 o jogador adversário Romdhne fez o 4º gol egípcio. E quanto tudo caminhava para o final, Pepê, que entrou na etapa complementar, salvou o Porto de uma derrota humilhante empatando o jogo em 4 a 4 aos 44 minutos. Mesmo eliminado, o Porto faturou mais no Mundial de Clubes do que durante toda sua participação na última Liga Europa (18.4 milhões de euros contra 16.4 milhões de euros). Despedida melancólica que deve custar a cabeça do fraco técnico Anselmi, mas sem prazo definido visto, que sua cláusula rescisória está fixada em 4 milhões de euros, valor que o Porto não tem, além do que os dragões ainda devem mais 4 milhões de euros ao Cruz Azul da multa de 7 milhões de euros pela saída de Anselmi do clube mexicano.

Benfica

Com Barreiro e Renato Sanches à frente da zaga, Bruno Lage surpreendeu o time misto do Bayern que entrou a campo na terça-feira (24/06) com apenas 3 titulares de início, com os 2 coringas encarnados não só protegendo a zaga como fazendo a ligação do meio de campo com o ataque, que logo conseguiu seu objetivo aos 13 minutos, numa jogada iniciada por Di Maria, que lançou Aursnes na esquerda para o cruzamento certeiro que encontrou Schjelderup no meio da grande área. O jovem atacante encarnado colocou no canto baixo do goleiro alemão, fazendo o gol solitário da 1ª vitória do Benfica frente ao Bayern em 14 confrontos. Para a etapa final, o técnico do Bayern resolveu colocar as estrelas, quando então Lage mexeu no time, colocando Akturkoglu e Kokçu para fechar o meio de campo. Mesmo com a pressão alemã, a zaga lusa (que agora terá Otamendi por mais uma temporada, visto que renovou contrato) se houve bem e Trubin foi o grande herói da vitória encarnada com defesas fantásticas. Com a vitória o Benfica chega perto dos 100 milhões de euros de arrecadação na temporada (71.4 milhões da Liga dos Campeões e quase 27 milhões no Mundial de Clubes até o momento), terminando no 1º lugar do grupo. Já nas oitavas de final, os encarnados enfrentaram o Chelsea. No 1º tempo as melhores oportunidades foram do time inglês, que teve a maior posse de bola, mas não conseguiu abrir o marcador, graças as boas defesas de Trubin e da bola salva por Antonio Silva em cima da linha. Na 2ª parte o jogo não mudou e numa cobrança de falta pela esquerda, James marcou o gol do Chelsea, numa falha de Trubin, que esperava um cruzamento, mas a bola entrou junto ao poste direito de sua baliza. Quando faltavam 5 minutos para o final, o jogo foi interrompido por questões climáticas, retornando após 2h de paralização. Na retomada da partida, o Benfica conseguiu o gol de empate, através de uma cobrança de penalidade cometida por Gusto (mão na bola) e convertida por Di Maria. Com isto o jogo foi para a prorrogação. Logo no início da prorrogação, o Benfica ficou com 1 jogador a menos, após a expulsão de Prestianni. Mesmo com 1 jogador a menos, os primeiros 15 minutos foram de igualdade, mas logo no começo da 2ª parte da prorrogação, mais uma falha de Trubin, ocasionou o 2º gol do Chelsea marcado por Nkunku. E tentando ir para o ataque, o Benfica deixou sua defesa mais desguarnecida, levando mais 2 gols em contra-ataques, sendo Pedro Neto e Hall os marcadores. Final de jogo, 4 a 1 foi muito doloroso para os encarnados, que terminam assim a sua participação na Copa do Mundo de clubes de 2025.

Boavista

Por ficar no aguardo de um aporte financeiro de seu maior acionista (Gerard Lopez), que não chegou, o Boavista deixou de pagar no prazo, as dívidas que teria de quitar para poder disputar a 2ª divisão portuguesa, e, portanto, na temporada que se inicia em agosto, não terá divisão profissional alguma para disputar. O Belenenses, que perdeu o play-off de subida, pleiteou a vaga, mas a Federação Portuguesa de Futebol a designou ao rebaixado a 3ª divisão, com melhor pontuação, o Oliveirense.

Portugueses pelo Mundo

Ricardo Sá Pinto, que na temporada 22/23 fez ótima campanha dirigindo o Esteghlal do Irã (conquistou a Supertaça do Irã, levou a equipe ao 3º lugar da Liga Pro do Golfo Pérsico e foi vice-campeão da Taça Hazfi), está de volta à sua antiga equipe, assinando contrato de uma temporada, mas com apresentação somente após diminuir a tensão da guerra na região. Em toda sua carreira de quase 15 anos como treinador, Sá Pinto já dirigiu equipes em 10 países diferentes, como Sporting em Portugal, Standard Liége na Bélgica, Légia Varsóvia na Polônia e Vasco no Brasil, dentre outros.

O ciclista português João Almeida conquistou no último domingo (22/06) a volta da Suíça.

O Al-Nassr (ainda sem divulgar valores) oficializou na quinta-feira (26/06) a renovação contratual de Cristiano Ronaldo por mais 2 temporadas. Até o momento, em 2.5 temporadas, Cristiano atuou pelos árabes em 111 jogos, fazendo 99 gols e dando 19 assistências.

Pedro Pichardo foi cortado da seleção portuguesa de atletismo, por ter alegado problemas físicos para competir em plenas condições. Porém, mesmo cortado, o departamento médico da Federação de Atletismo garantiu que irá examiná-lo minuciosamente. Para o seu lugar foi convocado Tiago Pereira, também do salto triplo.