Por: Emidio Tavares.
Manchetes da Semana - 16/11/2025
ELIMINATÓRIAS DO MUNDIAL 2026
QUARTETO DE HERÓIS EM NOITE DE VILÕES: IRLANDA 2X0 PORTUGAL
Portugal enfrentou na quinta-feira (13/11), fora de casa, a Irlanda, já sem Pote e Pedro Neto dispensados por contusão, mas com o novato Carlos Forbs e o recém-convocado João Carvalho, goleiro do Braga e da seleção sub-21, para compor no lugar do dispensado José Sá (que se ausentou para acompanhar o velório do avô). A seleção entrou a campo com Diogo Costa, Dalot e Cancelo, Ruben Dias e Gonçalo Inácio; Ruben Neves e João Neves à frente da zaga; Vitinha e Bernardo Silva no meio de campo; Cristiano e João Félix no ataque. Portugal acuou literalmente a Irlanda nos 15 minutos iniciais, deixando aos donos da casa apenas os contra-ataques, nos quais em duas oportunidades quase fizeram, mas na 3ª não perdoaram quando numa bola de reposição, Diogo Costa chutou no pé do jogador irlandês, e depois se redimiu mandando para escanteio. Na cobrança, a bola alçada na área passou por toda zaga, com um atacante cabeceando para trás e encontrando Parrott (e que João Félix não marcou) sozinho na pequena área para abrir o placar. Ainda assim os comandados de Martínez continuaram pressionando a Irlanda, que toda recuada não permitia que a seleção lusa adentrasse sua grande área, e continuava ousando nos contra-ataques, que deixavam a zaga portuguesa de cabelos em pé, como aconteceu aos 37, como uma bola de Ogbene acertando a trave baixa de Diogo Costa. Aos 44, em dois chutes de João Félix e outro de Dalot, Portugal quase marcou. Porém na reposição de bola, mais uma vez a defesa portuguesa perdeu a corrida para Parrott, que à entrada da área bisou para os anfitriões.
Mais preocupado em não sofrer gols do que em marcar, para a etapa final Martínez trocou Cancelo por Semedo e Gonçalo Inácio por Renato Veiga. Aos 15 minutos Cristiano Ronaldo deu cotovelada nas costas do zagueiro irlandês e foi expulso (1ª expulsão a serviço da seleção, e a 13ª na carreira). Martínez então sacou João Félix e Bernardo Silva e fez entrar Trincão e Rafael Leão. Aos 32 foi a vez de João Neves dar lugar a Gonçalo Ramos.
Em noite trágica, Martínez, Diogo Costa, Gonçalo Inácio e CR7, quarteto de heróis, virou de vilões e contribuiu para a derrota portuguesa. Martínez escalando mal e mexendo pior ainda durante o jogo, Diogo Costa fazendo lambança que resultou no escanteio do 1º gol, Gonçalo Inácio que perdeu todas as disputas na corrida em profundidade e CR7 provocando uma expulsão quando Portugal mais precisava dele. O volume de jogo foi inversamente proporcional ao resultado: mais de 80% de posse de bola portuguesa, mais de 30 chutes a gol contra 5 da Irlanda, mas vitória dos donos da casa.
COM DUPLO HAT-TRICK PORTUGAL CONFIRMA VAGA NA COPA DO MUNDO: PORTUGAL 9X1 ARMÊNIA
Portugal enfrentou no domingo (16/11), no estádio do Dragão, a seleção da Armênia, sem Cristiano Ronaldo que havia sido expulso contra a Irlanda. A seleção entrou a campo com Diogo Costa, Nelson Semedo, Rúben Dias, Renato Veiga e João Cancelo; João Neves, Vitinha e Bernardo Silva; Bruno Fernandes, Gonçalo Ramos e Rafael Leão. Mais uma vez Portugal teve a maior posse de bola e não tardou para abrir o placar com Renato Veiga de cabeça aos 7 minutos. A Armênia, no único lance de ataque que teve em toda a partida, conseguiu o gol de empate aos 18 minutos, após uma falha de João Cancelo que tropeçou no atacante da Armênia, permitindo o cruzamento para a pequena área, onde Spertsyan completou para as redes. Aos 28 minutos, Gonçalo Ramos aproveitou um “presente” da zaga adversária, que recuou a bola, mas Gonçalo se antecipou ao goleiro Avagyan e fez o 2 a 1. Dois minutos depois, João Neves marcou o terceiro gol completando uma bela jogada de Semedo e Bruno Fernandes. Daí para frente foi um verdadeiro passeio luso em campo. Aos 41 minutos, João Neves bisou em uma bela cobrança de falta e já nos acréscimos da primeira etapa, Bruno Fernandes marcou de pênalti, o quinto gol português.
Na segunda etapa, o passeio continuou, logo aos 6 minutos Bruno Fernandes bisou em um belo chute cruzado. Então o técnico Roberto Martínez, começou a rodar o time, colocando Francisco Conceição no lugar de Rafael Leão, o estreante Carlos Forbs no lugar de Bernardo Silva e João Félix no lugar de Vitinha. Aos 27 minutos, Carlos Forbs foi atingido dentro da área, outro pênalti que foi convertido mais uma vez por Bruno Fernandes (primeiro Hat-Trick do jogo). Martínez ainda fez entrar Ruben Neves no lugar de Rúben Dias e Matheus Nunes no lugar de João Cancelo. Aos 36 minutos, João Neves fez mais um gol, o oitavo de Portugal (segundo Hat-Trick do jogo). Já nos acréscimos, houve tempo para Francisco Conceição, fechar o placar, Portugal 9 a 1 e vaga garantida para a Copa do Mundo 2026.
Na outra partida do Grupo “F”, a República da Irlanda (que havia vencido Portugal em Dublin a 3 dias com 2 gols de Parrott), foi até Budapeste enfrentar a Hungria que jogava por um empate. E num jogo dramático, os irlandeses venceram de virada por 3 a 2, com 3 gols de Parrott , o “herói” irlandês, sendo o gol da vitória marcado já no último minuto dos acréscimos da segunda etapa, conseguindo assim a vaga para os play-offs de repescagem das eliminatórias europeias.
TAÇA DE PORTUGAL
Teremos nessa próxima semana, a 4ª eliminatória da Taça de Portugal. Eis os principais jogos (horário de Portugal):
Sexta-feira (21/11)
Atlético x Benfica (20:30h) Restelo
Sábado (22/11)
V. Guimarães x Mortágua (15:00h)
Sporting x Marinhense (18:00h)
Porto x Sintrense (20:15h)
Domingo (23/11)
Braga x Nacional (17:30h)
SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
A 12ª jornada, devido à data FIFA, só volta no final de novembro.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Portugueses pelo Mundo
Paulinho continua causando furor no México e se transforma pelo 3º campeonato consecutivo (2 torneios clausura e um apertura), o Bola de Ouro do país. O atacante português foi negociado pelo Sporting com o Toluca em 2024, tendo até agora em 62 jogos, marcado 44 gols e dado 10 assistências.
No Mundial sub 17 por terminar como 4º melhor segundo colocado (atrás de Zâmbia, Croácia e Coréia do Sul), Portugal enfrentou a Bélgica na sexta-feira (14/11) e venceu por 2x1, com 2 gols de Anisio Cabral, artilheiro do Mundial e da base do Benfica. Agora Portugal enfrentará na terça-feira (18/11), a seleção do México que eliminou a Argentina nos pênaltis (5 a 4), após empate em 2 gols no tempo normal. Lembrando que os jogos que terminam empatados no tempo normal, tem a decisão direta na disputa de pênaltis.







