Por: Emidio Tavares.
Manchetes da Semana - 30/11/2025
PORTUGAL SUB-17 É CAMPEÃO DO MUNDO
Na semifinal do Mundial sub-17, Portugal foi dominado ligeiramente na etapa inicial pelo Brasil, mas dominou o tempo complementar, numa partida que não teve gols. Na decisão por penalidades máximas (a 3ª da equipe brasileira na disputa), a seleção portuguesa, comandada por Bino Maçães, levou a melhor e venceu por 6x5, garantindo vaga inédita na final do sub-17 na quinta-feira (27/11), contra a surpreendente Áustria que eliminou a Itália. É a 4ª final das seleções de base lusas em Mundiais, sendo as 3 primeiras todas pela Seleção Sub-20, bicampeã com Carlos Queiroz, vencendo em 1989 na Arábia, a Nigeria por 2x0 e vencendo em 1991, no Estádio da Luz perante 127 mil torcedores, o Brasil nos pênaltis por 4x2, mas levando o troco em 2011 quando foi derrotada por 3x2 no Brasil pelos donos da casa.
Na decisão da quinta-feira (27/11), numa partida equilibrada, Portugal sempre tomou a iniciativa do ataque, criando algumas boas chances de gol e abrindo o marcador com Anísio Cabral aos 32 minutos. Para a 2ª etapa, os garotos de Portugal, que mais pareciam veteranos, fizeram o tempo passar e enervaram a Áustria, que foi com tudo para cima, até mandando uma bola na trave aos 40 minutos, mas não conseguindo furar a meta portuguesa, que teve seu goleiro Romário Cunha (do Braga) consagrado como o melhor do Mundial, assim com a zaga lusa que teve o zagueiro Mauro Furtado (do Benfica) eleito o 3º melhor jogador do torneio, e o meio campo português, com Mateus Midi (do Porto) eleito o melhor jogador do Mundial, premiado com a Bola de Ouro. Anísio Cabral (do Benfica) ficou com a chuteira de prata pela vice artilharia. Trinta e quatro anos após a conquista do Bi Mundial Sub-20 no Estádio da Luz, com 127 mil torcedores lusos empurrando a seleção na conquista frente ao Brasil, Portugal repetiu o feito, agora com a Seleção Sub-17, em Doha, no Qatar. Parabéns, geração de ouro, da qual também merecem destaque os laterais esquerdo, Jose Neto e direito, Banjaqui, ambos do Benfica, assim como também o atacante encarnado Stevan Manuel (sobrinho de Renato Sanches), além do ponta direita, Duarte Cunha, do Porto. Foram 8 jogos para se chegar ao título, com 6 vitórias (6x1 na Nova Caledônia, 6x0 em Marrocos, 2x1 na Bélgica, 5x0 no México, 2x0 na Suíça, 1x0 na Áustria na final), 1 derrota (1x2 para o Japão) e 1 empate (0x0 com o Brasil nas semifinais, e vitória nos pênaltis),; marcando 23 gols e sofrendo 4, com 9 jogadores do Benfica, 5 do Porto, 4 do Braga, 2 do Guimarães e 1 do Sporting.
TAÇAS EUROPEIAS
LIGA DOS CAMPEÕES
AJAX RECUPERA BENFICA: AJAX 0X2 BENFICA
Benfica e Ajax jogaram na terça-feira (25/11) na Holanda, com a equipe encarnada pressionando em bloco nos primeiros minutos e abrindo o marcador logo aos 6, quando após cobrança de escanteio Richard Rios cabeceou para baixo, com o rebote do goleiro sobrando na canhota forte de Dahl que mandou no ângulo do gol adversário. Com a vantagem, o time da Luz continuou pressionando até os 25 minutos, perdendo pelo menos mais 3 oportunidades de gol do lado esquerdo do ataque e direito da defesa dos donos da casa, que estava estabanada e perdida em campo. A partir dos 30 minutos o Ajax equilibrou as ações e ainda teve duas oportunidades de gol, destruídas pela zaga encarnada.
Já para a etapa complementar o Ajax veio com pressão total nos 10 minutos iniciais, ameaçando por 2 vezes o gol de Trubin. Só aos 20 minutos o Benfica equilibrou o jogo, e aos 25, numa bola roubada do ataque holandês na defesa encarnada, em lance armado por Richard Rios, Aursnes tocou para Dahl, que na cara do gol chutou para defesa do goleiro da casa. Aos 30, em resposta do ataque holandês, Trubin salvou gol certo do Ajax. Daí para a frente o Benfica tocou a bola, fez o tempo passar, e no último minuto matou o jogo num lance iniciado por Barreiro, que tocou para Aursnes, que devolveu em profundidade para Barreiro fechar o placar em 2x0 e selar a primeira vitória da equipe lusa, que agora joga no dia 10 de dezembro, na Luz, frente ao Nápoli.
SPORTING VENCE BEM E CHEGA AO 8º LUGAR: SPORTING 3X0 BRUGGE
Jogando com o que tem de melhor, Rui Borges montou um Sporting com Quenda, Catamo, Luiz Soares Trincão, para não dar qualquer chance ao adversário, que até começou pressionando, mas sucumbiu com o primeiro gol marcado por Quenda, em jogada toda de Catamo. Sem ter nem tempo para respirar, os belgas foram surpreendidos 7 minutos depois com o gol de Soares. Primeiro tempo tranquilo e todo leonino.
Já para a etapa final o Brugge veio para o tudo ou nada, pressionando e criando algumas oportunidades de gol, mas caiu de vez quando aos 24 minutos, Trincão fez o terceiro e último gol do time de Alvalade. Nota triste para a contusão do goleiro belga, que no último lance da partida se chocou com o jovem leonino Blopa, e saiu de maca, sendo constatado 2 fraturas nas costelas que o afastarão do gramado por 45 dias. Destaque para Quenda e Catamo, que participaram ativamente em 2 gols do Sporting. Com a vitória, pelo saldo de gols, o Sporting assume a 8ª posição na classificação da Liga dos Campeões, e agora pega no dia 9 de dezembro na Alemanha o Bayern de Munique.
LIGA EUROPA
PORTO LIQUIDA FRANCESES SEM DIFICULDADE: PORTO 3X0 NICE
Após 2 resultados não agradáveis (derrota para o Nottingham e empate com o Utrecht), o Porto fez as pazes com a vitória, vencendo na quinta-feira (27/11) por 3x0 o Nice, que continua sem pontuar na disputa. Na etapa inicial, o gol madrugador aos 18 segundos de Gabri Veiga, que depois marcou mais um ainda no 1º tempo, facilitou todo o caminho portista, apesar de um lance de perigo do time francês, evitado por Diogo Costa.
Para o 2º tempo o time luso fez o tempo passar e deu o golpe de misericórdia aos 16, num pênalti convertido por Samu.Agora com 10 pontos, o Porto sobe na tabela assumindo a 8ª posição, e ficando tranquilo para o próximo jogo em casa, frente ao Malmo, dentro de 2 semanas.
COM UM A MENOS POR MEIA HORA, BRAGA TRAS PONTO IMPORTANTE: RANGERS 1X1 BRAGA
O Braga foi até a Escócia na quinta-feira (27/11) enfrentar o Rangers, e até começou bem criando pelo menos 2 chances de gol desperdiçadas por Ricardo Horta nos 15 minutos iniciais. Depois disso, os donos da casa equilibraram a partida e passaram a dar as cartas, abrindo o marcador nos acréscimos em cobrança de pênalti, cometido por Fran Navarro e executada por Tavernier.
A etapa complementar começou com o Braga tentando o empate, mas em missão complicada após Zalazar ser expulso aos 16 minutos. Mesmo assim a equipe arsenalista não baixou a guarda e conseguiu o empate com Gabri Martinez, 8 minutos após a expulsão de Zalazar. Com o empate o time luso recuou e fez o tempo passar, garantindo um excelente resultado que o coloca com 10 pontos na 7ª posição. Em 2 semanas o Braga viaja até a França para enfrentar o Nice, último colocado sem ponto algum.
TAÇA DE PORTUGAL
Tivemos nessa semana o sorteio das próximas fases da Taça, com as oitavas agendas entre os dias 17 e 23 de dezembro e as quartas entre os dias 11 e 15 de janeiro:• Porto x Famalicão (18/12) com o vencedor do confronto enfrentando o vencedor de Farense x Benfica (17/12).
• Casa Pia x Torreense (17/12) com o vencedor do confronto enfrentando o vencedor de Vila Meã x U. Leiria (17/12).
• Lusitano de Évora x Fafe (17/12) com o vencedor do confronto enfrentando o vencedor de Caldas x Braga (23/12).
• S. Clara x Sporting (18/12) com o vencedor do confronto enfrentando o vencedor de V. Guimarães x AVS SAD (17/12).
SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
A 12ª jornada retornou na sexta-feira, com os seguintes confrontos (horário de Portugal):
Sexta-feira (28/11)
V.Guimarães 4x0 AVS SAD (20:15h)
Sábado (29/11)
Casa Pia 0x2 Alverca (15:30h)
Moreirense 2x2 Famalicão (15:30h)
Nacional 1x2 Benfica (18:00h)
Gil Vicente 0x1 Tondela (20:30)
Domingo (30/11)
Rio Ave 1x1 Santa Clara (15:30h)
Sporting 4x0 E.Amadora (18:00h)
Porto 1x0 Estoril (20:30h)
A jornada só termina na segunda-feira (01/12), com o Arouca recebendo o Braga às 20:15h.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Boavista
O Tribunal do Comércio de Vila Nova de Gaia recebeu da administradora de insolvência do Boavista um pedido formal para que seja ordenado o encerramento do clube do Bessa, por não haver condições de recuperação legal do mesmo, conforme parecer formulado pela comissão de credores, composta dentre outros pela Autoridade Tributária e pela Somange.
Portugueses pelo Mundo
Cristiano Ronaldo oficializou que seu casamento com Georgina, com quem está junto desde 2017, acontecerá após o Mundial de 2026, na Catedral da Sé de Funchal, com os festejos ocorrendo em seu hotel na Madeira.
O craque luso transformou-se nessa semana em sócio e acionista da WOW FC, empresa de artes marciais mistas, de propriedade do lutador espanhol dessa categoria, Ilia Topuria, e que realiza eventos de MMA pelo mundo afora. Cristiano terá um papel importante na divulgação ainda maior dessa arte.
Cristiano foi punido com 3 jogos pela expulsão contra a Irlanda, já cumpriu um contra a Armênia, e os outros dois estão sob pena suspensa, ou seja, só cumprirá se cometer outro ato semelhante ao que causou sua expulsão. Assim sendo, o craque luso estará na partida de estreia do Mundial de 2026.
Vitor Matos, ex-técnico do Marítimo (que por sua vez contratou Miguel Moita, ex-auxiliares de Leonardo Jardim para o substituir), perdeu em sua estreia no comando do Swansea (equipe gaulesa que milita na 2ª divisão britânica) para o Derby County por 2x1, resultado este que mantém sua equipe na 20ª e última posição da tabela após 17 jornadas.
Rafa Silva, depois de forçar sua saída do Besiktas, alegando dores e contusões não confirmadas por exames clínicos e de imagem, voltou atras essa semana, após o clube notificá-lo judicialmente a ameaçá-lo de entrar com uma representação formal na FIFA. O atleta voltou aos treinos e se desculpou alegando problemas particulares. Por outro lado, é de conhecimento público que o futebol árabe e também o Benfica, queriam seu concurso, mas sem ter que desembolsar dinheiro para indenizar o clube turco, que o tem sob contrato até 2027 com cláusula rescisória de 15 milhões de euros.
Contudo, no dia seguinte a veiculação dessa notícia na mídia europeia, os representantes de Rafa negaram a volta do jogador a equipe, afirmando que o mesmo pretende sair da Turquia por problemas particulares, e garantindo também que o mesmo não está treinando com o grupo e sim em separado.







