Por: Emidio Tavares.
Manchetes da Semana - 11/01/2026
TAÇA DA LIGA
TAÇA FICA NO MINHO
Tivemos nessa semana a FINAL FOUR da Taça da Liga em Leiria, com os seguintes confrontos:
Terça-feira (06/01)
NDOYE FAZ DOER CORAÇÕES LEONINOS
V. Guimarães 2x1 Sporting – com 10 desfalques (Quaresma, substituído por trauma na cabeça aos 22 da etapa final completou o time de 11 contundidos), e o time mal escalado (Alisson começou no banco e só entrou aos 24 minutos pela contusão de Ioannidis), o Sporting enfrentou o V. Guimarães em Leiria, num encontro que teve equilíbrio na primeira e 2ª etapas, com os leões abrindo o marcador com Suarez aos 13, mas sofrendo forte pressão dos vimaranenses até o final da primeira etapa. Para a etapa complementar, com chances de gol de lado a lado, o time leonino tocou a bola para fazer o tempo passar e assim o fez até o sprint final do Guimarães, que aos 33 sacou Nelson Oliveira para a entrada de Ndoye, o protagonista da disputa, que no 2º minuto de acréscimos desviou um cruzamento da direita para empatar e no 11º minuto desviou outro cruzamento, desta feita da esquerda do ataque, para fazer o gol da virada e da eliminação do time de Alvalade, garantido o time do Vitória na decisão do sábado.
Quarta-feira (07/01)
ZALAZAR, O DITADOR DA ELIMINAÇÃO ENCARNADA
Braga 3x1 Benfica – Braga e Benfica se enfrentaram numa partida em que os encarnados mal viram a bola na etapa inicial, tamanha a superioridade bracarense. Logo aos 19 minutos Pau Victor colocou os arsenalistas a frente, com Zalazar não permitindo um respiro sequer para a zaga da Luz, bisando num gol de placa (passou por 4 jogadores do Benfica desde o meio de campo) aos 32. Para a etapa final, Mourinho até conseguiu equilibrar a partida nos 20 minutos iniciais, quando numa conversão de pênalti, Pavlidis descontou para o time da Luz. Mas a noite não era do time de Mourinho, que batia cabeça desde o ataque até a defesa, que não se encontrava em campo. Aos 36, após rebote de Trubin em cobrança de falta de Ricardo Horta, Lagerbielke fez o gol de misericórdia, que eliminou o Benfica e garantiu os arsenalistas na final minhota. Otamendi, por acúmulo de amarelos, foi expulso no último minuto do jogo. Como punição Mourinho manteve todos os jogadores dormindo no Seixal e em treino de manhã e à tarde até o sábado. Mesmo porque na próxima quarta-feira o Benfica faz jogo pela Taça de Portugal frente ao Porto.
Sábado (10/01)
DECISÃO MINHOTA
Na grande decisão, o Vitória de Guimarães venceu de virada o Sporting de Braga por 2 a 1. Dorgeles aos 17 minutos do 1º tempo, abriu o placar para o Braga numa bela cobrança de falta. Já no 2º tempo, o Guimarães empatou aos 14 minutos, através de uma cobrança de pênalti (após verificação do Var) concretizada por Samu. Herói nas meias-finais, frente ao Sporting, Ndoye saltou do banco para voltar a deixar a sua marca. Ele fez o 2 a 1 aos 38 minutos. Já nos descontos, o Braga teve uma oportunidade de empatar, mas Zalazar desperdiçou um pênalti defendido pelo goleiro Charles. O Vitória de Guimarães fez história ao levantar, pela primeira vez, a Taça da Liga de Portugal.
RUBEN AMORIM DEMITIDO DO MANCHESTER UNITED
Depois de uma série de insucessos, atrito com jogadores e principalmente com a direção do clube, mais especificamente o diretor de futebol, Jason Wilcox, que era quem contratava atletas dando satisfação única e tão somente aos donos do Manchester (4 jogadores do Sporting pedidos, não foram contratados: Quenda, Blopa, Diomande e Hjulmand), Ruben Amorim foi demitido no início da semana, após 14 meses no cargo, tendo como estopim a entrevista após o empate com Leeds, onde criticou o clube por aceitar ingerências e palpites externos, principalmente da imprensa e também por não lhe permitir a função de Manager, mas sim apenas a de treinador, embora tenha afirmado que fora contratado para as duas funções. Em 63 jogos obteve 24 vitórias, 18 empates e 21 derrotas e um vice-campeonato da última Liga Europa, sendo derrotado na final pelo Totthenham. Sua equipe marcou 103 gols e sofreu 95. Amorim sai deixando a equipe na 6ª posição, fora das vagas para as Taças Europeias. Como seu contrato iria até junho de 2027, o treinador português deverá receber uma valiosa multa rescisória, na casa dos 11 milhões de euros.
SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
A 18ª jornada, devido a FINAL FOUR da Taça da Liga, só volta na próxima semana.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Porto
Oskar Pietuszewski, extremo polonês de 17 anos que pertencia ao Jagiellonia, é o novo reforço do Porto até 2029, contratado por 8 milhões de euros e mais 2 milhões em metas a serem cumpridas. A cláusula rescisória será de 60 milhões.
Sporting
O primeiro aporte de metas de Gyokeres para o Sporting foi recebido essa semana. O jogador foi vendido por 65.7 milhões e mais 10.2 milhões em metas. Por ter cumprido pelo menos 45 minutos em 20 jogos, o Sporting embolsa 1.25 milhões (tal montante pode ser repetido ainda até que se complete 5 milhões em metas, fora outras metas por classificações e conquistas).
Faye, extremo senegalês de 22 anos, que pertencia ao Granada, é o novo reforço leonino até 2030, com o Sporting pagando 6,5 milhões de euros e o Granada ficando com 10% de mais valia em caso de venda futura (se o Sporting o revender futuramente, os espanhóis ficarão com 10% do que for arrecadado acima de 6,5 milhões).
Seleção Portuguesa
Roberto Martinez, técnico espanhol da Seleção Portuguesa, completou nessa semana 3 anos dirigindo a Seleção de Portugal. Nesse período classificou Portugal para a Euro 2024 (parou nas quartas de final) com 10 jogos e 10 vitórias na fase de qualificação. Já nas eliminatórias visando ao Mundial desse ano foram 16 jogos com 14 vitórias, 1 empate e 1 derrota. No total Martinez dirigiu a seleção em 36 partidas (31 oficiais), com 25 vitórias, 6 empates e 5 derrotas. É o técnico com maior porcentagem de vitórias em jogos oficiais a frente da seleção (70%), superando Humberto Coelho e Fernando Santos.
Portugueses pelo Mundo
Com a vitória pelo PSG da Supertaça da França em cima do Marselha, Nuno Mendes ampliou seu recorde de jogador mais jovem e mais titulado no mundo em todos os tempos. Já são 17 títulos com 23 anos, podendo ainda conquistar mais 3 antes de completar 24 anos em junho (Campeonato francês, Taça da França e Liga dos Campeões). O 2º colocado com 13 títulos é Coman, em 3º com 12 aparece Mbappé, em 4º com 11 aparece Pelé, João Neves e Messi e em 5º com 10 aparece Cristiano Ronaldo.







