Logo Lusanet
  Comentário sobre o Futebol Português

Por: Emidio Tavares.

Manchetes da Semana - 09/11/2025

RUI COSTA É REELEITO PRESIDENTE DO BENFICA

Os sócios do Benfica voltaram às urnas neste sábado (08/11), para o segundo turno das eleições encarnadas e novamente bateram o recorde mundial de participação, com a presença de 93.081 votantes contra os 86.277 do primeiro turno. Após a apuração dos votos, Rui Costa foi reeleito para o quadriênio (2025-2029) com 65,89% dos votos contra 34,11% de Noronha Lopes. Das 108 seções eleitorais (83 em Portugal e 25 espalhadas pelo mundo), Rui Costa venceu em 97, sendo todas as 83 seções de Portugal e mais 14 no resto do mundo. Noronha Lopes venceu apenas em 11 seções do resto do mundo, incluindo Rio de Janeiro e São Paulo. A lista “G” encabeçada por Rui Costa, venceu para todos os órgãos do clube (Direção, Mesa da Assembleia Geral, Conselho Fiscal e Comissão de Remunerações). O presidente reeleito do Benfica tomou posse já na manhã deste domingo (09/11) e agradeceu em seu 1º discurso, a confiança dada pelos associados, assumindo a responsabilidade para continuar trabalhando por mais vitórias e mais títulos, tornando o Benfica ainda mais glorioso no presente e no futuro.

DENÚNCIA GRAVE CONTRA O PORTO, PUNIÇÃO (SE HOUVER) NEM TANTO

Na súmula do jogo entre Porto e Braga, o árbitro Fábio Veríssimo fez uma denúncia gravíssima de ter recebido intimidação e forte pressão por parte do Porto, ao intervalo da partida, com os donos da casa colocando nos vestiários do árbitro, uma televisão sem controle e que não poderia ser desligada, exibindo lances da 1ª etapa onde o Porto supostamente poderia ter sido prejudicado, principalmente num gol anulado e também lances de um jogo sub-13 do Benfica, apitado pelo mesmo árbitro, com um lance semelhante mas validado pelo mesmo. A denúncia já correu pelo mundo, mas embora grave, a chance de uma punição severa pelo Conselho de Disciplina da Federação (que já instaurou processo disciplinar investigativo), é sabidamente remota, visto que o regulamento prevê nesses casos de coação, sanções de derrota na partida.

ELIMINATÓRIAS DO MUNDIAL 2026: SURPRESAS NA CONVOCAÇÃO DE PORTUGAL

Na próxima semana teremos as duas últimas rodadas das eliminatórias para o Mundial de 2026, onde um simples empate garantirá Portugal no torneio, caso a Hungria não vença a Armênia. A grande surpresa da convocação foi a chamada de Carlos Forbs, atacante de 21 anos do Brugge, que marcou nessa rodada 2 gols contra o Barcelona, e foi formado nas bases do Sporting e do Manchester City. Nuno Mendes e Nuno Tavares não foram chamados por conta de contusões. Eis os convocados:

Goleiros: Diogo Costa, Rui Silva e José Sá.

Zagueiros: Cancelo, Dalot, Semedo, Ruben Dias, Gonçalo Inácio, Renato Veiga e Antônio Silva.

Meio-campistas: Ruben Neves, Palhinha, Matheus Nunes, Vitinha, João Neves, Bruno Fernandes, Bernardo Silva e Pote.

Atacantes: Pedro Neto, Rafael Leão, Francisco Conceição, Trincão, Carlos Forbs, João Félix, Gonçalo Ramos e Cristiano Ronaldo.

N

a quinta-feira (13/11), Portugal vai até a República da Irlanda enfrentar os donos da casa às 16h do Brasil e no domingo (16/11), receberá no Estádio do Dragão, às 11h do Brasil, a Armênia, usando uma camisa especial, preta com detalhes em dourado, com número 13 à frente e atrás, produzida e a venda dos torcedores em apenas 1965 unidades, alusiva aos 60 anos da conquista da Bola de Ouro por Eusébio.

TAÇAS EUROPEIAS

LIGA DOS CAMPEÕES

SPORTING CONSEGUE EMPATE COM JUVENTUS EM CRISE: JUVENTUS 1X1 SPORTING

Na terça-feira (04/11), o Sporting foi até a Itália enfrentar a Juventus, em crise e com técnico novo, entrando a campo com algumas boas mudanças, dentre elas a presença de Ioannidis no ataque, substituindo Luís Suarez (que se acha melhor que Gyokeres), Simões no meio de campo (ao lado do ótimo Hjulmand), Quenda no meio de campo junto com Trincão e Pote. As mudanças deixaram o time leonino mais ofensivo, tanto que dominou os 15 minutos iniciais, abrindo o marcador aos 12, com Maxi Araújo, numa jogada iniciada por Pote, que serviu Trincão e esse encontrou Maxi para num chute cruzado fazer o 1x0. Aos 14, ainda pressionando apesar da vantagem, o Sporting, com Trincão, mandou uma bola na trave da Juve. Posteriormente os leões começaram a administrar o resultado, o que permitiu aos donos da casa um crescimento na partida e o gol de empate aos 34 com Vlahovic e quase a virada nos minutos finais do 1º tempo, não fosse a grande atuação de Rui Silva.

Para a etapa final o time de Alvalade jogou fazendo o tempo passar, enervando o adversário, que depois dos 25 minutos cresceu na partida. Rui Borges então fez uma série de alterações: aos 22 trocou Quenda e Vigiannidis por Catamo e Quaresma, aos 27 trocou Ioannidis por Suarez e aos 37 trocou Pote e Simões por Alisson e Morita. Apesar dos novos em campo com mais oxigênio para gastar, a pressão foi tremenda dos italianos, mas ainda assim o Sporting resistiu e trouxe um ponto importante para Portugal.

BENFICA PERDULÁRIO PERDE MAIS UMA EM CASA: BENFICA 0X1 BAYERN LEVERKUSEN

Na quarta-feira (05/11), o Benfica recebeu o Bayern Leverkusen, numa partida com amplo domínio da equipe encarnada na 1ª etapa, perdendo no mínimo 5 chances claras de gol, duas delas na trave, relegando os alemães apenas aos esporádicos, mas perigosos, contra-ataques.

Já para o segundo tempo, o time do Leverkusen resolveu ousar mais nas jogadas de ataque, e numa delas acabou por marcar aos 20 minutos numa falha bisonha da defesa do time da Luz, onde Grimaldo fez lançamento primoroso para Schick, que chutou para grande defesa de Trubin. No rebote de cabeça, Dahl devolveu a bola nos pés de Schick que desta feita não errou e mandou para o fundo das redes encarnadas. Com o placar adverso, Mourinho, que já tinha feito substituição, resolveu trocar por atacado aos 24 minutos sacando Dahl, Sudakov e Barreiro para as entradas de Schjelderup, Prestianni e Dedic, mas sem resultado prático, pois a equipe mal conseguia colocar a bola dentro da grande área adversária. Com mais um resultado adverso o Benfica completa seu 4º jogo nessa Liga dos Campeões perdendo, e o 7º seguido em casa pela mesma Liga sem vencer. Resta agora ao time luso apostar todas as suas fichas nos seus 4 próximos jogos: Ajax fora (último colocado com 4 derrotas) a 25 deste mês, Nápoles na Luz a 10 de dezembro (italianos em 24º lugar contam com 2 derrotas, 1 empate e 1 vitória), a Juventus fora a 21 de janeiro (em 26º lugar com 1 derrota e 3 empates) e o Real Madrid na Luz a 28 de janeiro (7º colocado com 3 vitorias e 1 derrota).

LIGA EUROPA

PORTO COM UM A MAIS EMPATA FORA: UTRECHT 1X1 PORTO

Na quinta-feira (06/11), o Porto foi até a Holanda enfrentar o Utrecht, dominando parcialmente a etapa inicial, mas com uma atuação descendente nas últimas partidas, acabou por sofrer o gol logo aos 4 da etapa final onde El Karouani, num livre direto, acabou deixando a defesa do Porto perdida, e serviu Miguel Rodriguez, para a abertura do placar. Com o resultado adverso, Fariolli começou a fazer substituições, dentre elas a entrada de William Gomes para o lugar de Pepe aos 10 minutos. Aos 21, as mudanças surtiram efeito com Deniz Gul chutando para o gol de Barkas, que na rebatida permitiu o gol de empate por Borja. Na comemoração do gol, um empurra empurra dentro da pequena área levou o goleiro Barkas a encostar cabeça com cabeça do atacante Gabri Veiga, que incontinente jogou-se ao chão, levando o árbitro a expulsar com vermelho direto o goleiro holandês. Na verdade, como não houve agressão, o correto seria punir o goleiro apenas com o amarelo. Com um a mais em campo a perspectiva era de que o time dos dragões crescesse na partida, mas nada disso aconteceu, pois o Porto pecou nas finalizações e quase acabou sofrendo mais um gol nas poucas jogadas de contra-ataque do adversário. Agora com 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota, o Porto ocupa a 14ª posição na tabela.

BRAGA TROPEÇA EM CASA E PERDE OS 100%: BRAGA 3X4 GENT

Na quinta-feira (06/11), o Braga recebeu o Genk, dominando amplamente a etapa inicial e abrindo o marcador perto dos 30 minutos com Zalazar. Porém, num descuido de atenção da defesa bracarense após cobrança de escanteio já nos acréscimos da 1ª etapa, permitiu o gol de empate da equipe belga.

Para o 2º tempo, o gol madrugador da virada do Genk, num passe errado de Gorby aos 3 minutos, desestabilizou a equipe lusa que minutos após, sofreu o 3º gol. Carlos Vinces então deu uma chicotada psicológica na equipe que acordou e reagiu fazendo o 2º gol aos 26 minutos. Porém, logo na saída de bola, em outro lance em que Gorby falhou perdendo a bola para o adversário no meio de campo, Medina, num belo chute, faz o 4º gol do Genk. Desanimado, o Braga ainda conseguiu fazer o 3º gol aos 41 minutos, mas já era tarde para uma recuperação. Pela primeira vez nessa Liga Europa, o Braga perde pontos e despenca da 1ª para a 5ª posição.

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 11ª jornada retornou na sexta-feira, com os seguintes confrontos (horário de Portugal):

Sexta-feira (07/11)

Estoril 4x3 Arouca (20:15h)

Sábado (08/11)

Alverca 1x1 Rio Ave (15:30h)

Tondela 0x1 V. Guimarães (18:00h)

S. Clara 1x2 Sporting (20:30h)

Domingo (09/11)

AVS SAD 1x1 Gil Vicente (15:30h)

E. Amadora 1x1 Nacional (15:30h)

Famalicão 0x1 Porto (18:00h)

Braga 2x1 Moreirense (20:30h)

Benfica 2x2 Casa Pia (20:30h)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Portugueses pelo Mundo

Vitor Pereira não resistiu aos maus resultados do Wolverhampton sob seu comando, e foi demitido na última semana, deixando a equipe na última posição da Premier League.

Outro demitido, após 3 meses de trabalho no Al Wasl dos Emirados Árabes (4º colocado no campeonato), foi Luís Castro, após sua equipe ter sido eliminada da Taça local. Castro dirigiu a equipe em 13 oportunidades, somando 9 vitórias, 3 empates e apenas 1 derrota.

A Seleção Portuguesa Sub-17, que esse ano se sagrou campeã europeia da categoria, estreou segunda-feira (03/11) no Mundial Sub-17 que está sendo disputado no Qatar, goleando por 6x1 a Nova Caledônia. Portugal está no Grupo B que tem ainda, além dessas 2 seleções, Marrocos (campeão africano sub-17) e Japão. Na quinta-feira (06/11), Portugal enfrentou Marrocos, fez 4 no 1º tempo e mais 2 no segundo, goleando por 6x0. Já no domingo (09/11), Portugal perdeu por 2 a 1 para o Japão, terminando a 1ª fase em 2º Lugar no grupo B. Para a próxima fase se classificam os 2 primeiros de cada um dos 12 grupos e mais os 8 melhores terceiros colocados.

Já a Seleção sub-16 onde atua Cristiano Jr, disputou e venceu a Taça das Confederações, vencendo na 1ª partida a Turquia por 2x0, o País de Gales por 3x0 e na final a Inglaterra por 2x1. Cristianinho marcou um gol no torneio.

Vitinha e Nuno Mendes estão entre os 11 indicados para concorrer ao prêmio THE BEST da FIFA (os demais são Dembelé, Hakimi, Salah, Harry Kane, Mbappé, Cole Palmer, Pedri, Yamal e Rafinha).

Martinez, técnico de Portugal, também está nomeados entre os 7 indicados para o prêmio de melhor comandante (os demais são Aguirre, Arteta, Luís Henrique, Hans Flick, Maresca e Arne Slot).