Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - Celorico de Basto

INTRODUÇÃO

Pertencente ao distrito de Braga, o concelho de Celorico de Basto, abrange uma área de 181 km2, distribuída por 22 freguesias. É limitado a Norte, pelo concelho de Cabeceiras de Basto; a Oeste, pelo concelho de Fafe; a Sul, pelo concelho de Amarante e a Leste, pelo concelho de Mondim de Basto.

A história do concelho está profundamente ligada à história do seu castelo, de fundação anterior à nacionalidade, e em torno do qual se desenvolveu a primitiva sede do concelho, a freguesia de Arnóia. Esta freguesia permaneceu como sede concelhia até 1719, data em que, por provisão de Dom João V, a sede passou para o lugar de Freixieiro, hoje conhecida oficialmente como Celorico de Basto.

Segundo as Inquirições de 1220 e 1258, a Terra ou Julgado de Celorico compreendia uma vasta área na qual estavam inseridas freguesias atualmente pertencentes aos concelhos de Amarante, Felgueiras e Fafe. Segundo outros documentos, sabe-se que Celorico de Basto foi um couto criado pelo Infante Dom Pedro, em 1441. A 29 de Março de 1520, a povoação recebeu foral de Dom Manuel I.

COMO IR

As principais estradas que servem o concelho de Celorico de Basto são a EN 206, a EN 210 e a EN 304.

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

Bastante rico em termos paisagísticos, são de destacar neste concelho, o Alto do Viso e o Castelo de Arnóia que constituem belíssimos miradouros de onde se avista a paisagem do vale do Tâmega até ao maciço montanhoso Alvão/Marão. Também merecem especial destaque as casas e solares que constituem um bem patrimonial e sociocultural bastante importante para o concelho.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

Destacamos os bordados a fio de ouro, os trabalhos de tecelagem de linho, mantas e tapetes de trapos.

FESTAS E EVENTOS

- A Festa de Santiago (a 25 de Julho).
- A Festa de São Bartolomeu (a 24 de Agosto).
- A Festa da Senhora do Viso (em Setembro).

GASTRONOMIA

Destacamos o arroz de cabidela, as couves com feijão e toucinho, o cozido à portuguesa, o cabrito assado e o arroz no forno.
Doces: o pão-de-ló, as cavacas e o pudim caseiro.

MAIORES INFORMAÇÕES

No site da Câmara Municipal de Celorico de Basto, e o endereço eletrônico é o WWW.MUN-CELORICODEBASTO.PT.