Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - SALVATERRA DE MAGOS

INTRODUÇÃO

Integrado no distrito de Santarém e na sub-região da Lezíria do Tejo, o Concelho de Salvaterra de Magos abrange uma área de 245 km2, distribuída por seis freguesias. O concelho é limitado a Norte por Almeirim, a Oeste com o rio Tejo que o separa dos concelhos do Cartaxo e de Azambuja, a Sul com Benavente e a Leste com Coruche.

Acerca do topônimo principal deste concelho, supõe-se que Salvaterra refere "terra salva" de certas obrigações pela concessão de privilégios. Já o segundo elemento do topônimo, "Magos", é uma pequena corrupção da palavra persa "majus", que significa "filósofo", referindo-se a uma religião ou seita de magos que adoravam o fogo.

A história de Salvaterra de Magos está intimamente ligada à vida das cortes e dos nossos reis, especialmente aos seus tempos de lazer. A povoação foi fundada através do foral de 1295, de Dom Dinis, que doou a vila ao Bispo de Lisboa, que um ano depois ali mandou construir a igreja da nova paróquia. Este foral foi mais tarde confirmado por Foral Novo de Dom Manuel I, a 20 de Agosto de 1517.

COMO IR

O principal acesso é através da IC3 partindo de Setúbal e passando por Palmela e Montijo.

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

Com esplêndidas paisagens, Salvaterra de Magos mantém também magníficos monumentos, sendo de destacar: a Igreja Paroquial, de invocação a São Paulo, que data de 1296; os edifícios da Real Falcoaria e a Capela do antigo Paço Real de Salvaterra de Magos. De destacar também é a zona histórica da freguesia de Muge. Destacamos ainda a aldeia de pescadores do Tejo de Escacorim, o parque natural da Mata Nacional e a barragem e albufeira de Magos, localizada na ribeira de Magos e que apresenta condições naturais com vocação turística.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

Destacamos as toucas e aventais bordados, os trabalhos em vime e a olaria.

FESTAS E EVENTOS

- A Festa da Amizade (no último fim de semana de Junho).
- A Festa do Imaculado Coração de Maria (20 de Julho).
- A Festa de Nossa Senhora da Conceição (08 de Dezembro).

GASTRONOMIA

Destacamos a açorda de sável à Ribatejana, a sopa camponesa, a furjoca, a lapardana e o rancho à moda dos foros.

MAIORES INFORMAÇÕES

No site da Câmara Municipal de SALVATERRA DE MAGOS, e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-SALVATERRADEMAGOS.PT).