Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - SANTA MARIA DA FEIRA

INTRODUÇÃO

Situado no distrito de Aveiro, o concelho de Santa Maria da Feira ocupa um área de cerca de 213 Km2, distribuídos por 31 freguesias. Faz fronteira com os concelhos de Vila Nova de Gaia, Gondomar, Castelo de Paiva, Arouca, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira e Ovar.

O topônimo composto "Santa Maria da Feira" alude no primeiro elemento, "Santa Maria", a esta divindade cristã, por ter sido edificado em época muito remota, um monumento a Ela dedicado, em substituição de antigos deuses lusitanos. O elemento "Feira", deriva do latim vulgar "feria", topônimo bastante frequente no Norte de Portugal e na Galiza. "Vila da Feira" foi, até 1996, a denominação deste concelho, hoje chamado Santa Maria da Feira.

No século XI, em plena Reconquista Cristã e quando os contornos da futura Nacionalidade começavam a ficar definidos, foi erguido o castelo da feira. Mais tarde, Dom Sancho I, em seu testamento, designou o castelo da Feira como apropriado à habitação da rainha e das infantas. No século XVI, Dom Manuel I concedeu à vila o novo Foral, em 1514, alterando a sua denominação para "Vila da Feira e Terra de Santa Maria".

COMO IR

Os principais acessos são pelas Estradas, especificamente a A1 que liga o Porto a Lisboa, com saída em Santa Maria da Feira e pela IC1 ligando Leiria a Vila Nova de Gaia, também com saída para Santa Maria da Feira.

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

Os cursos fluviais que banham estas terras propiciam bons momentos de pesca. Outro destaque fica por conta das termas de São Jorge, a 7 km da cidade de Santa Maria da Feira. A nível do patrimônio destacam-se o Castelo da Feira, a Capela de Santo Estevão e a Igreja da Misericórdia.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

Destacamos os trabalhos em cortiça, os mármores decorativos, a cerâmica decorativa e os candeeiros em madeira.

FESTAS E EVENTOS

- A Festa das Fogaceiras (20 de Janeiro): Surgiu no século XVI e trata do cumprimento de um voto de agradecimento feito ao Mártir São Sebastião, contra os sucessivos surtos de peste.

GASTRONOMIA

Os destaques ficam por conta dos doces, como as fogaças, os castelinhos, as brisas do Vouga, os bolos de São Bernardo e São Nicolau, as Cruzes de Malta, os pastéis de Santa Maria, os franciscanos e os caladinhos.

MAIORES INFORMAÇÕES

No site da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-FEIRA.PT).