Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - ODIVELAS

INTRODUÇÃO

O concelho de Odivelas está integrado no distrito de Lisboa, situando-se na margem direita do rio Tejo. É limitado pelos concelhos de Loures, a Nordeste; Amadora, a Sul; Sintra, a Oeste; e Lisboa, a Sudeste. Odivelas abrange uma área de 28 km2, distribuída por sete freguesias.

A história de Odivelas está profundamente ligada ao seu Mosteiro, mandado construir em 1295, por Dom Dinis. Segundo a tradição, a edificação do mosteiro ficou a dever-se a um voto de Dom Dinis, quando, numa caçada, nos arredores de Beja, foi atacado por um urso que conseguiu matar a punhal. Depois da obra concluída, o monarca fez a doação do mosteiro às religiosas que ali residiam desde 1296, com a primeira abadessa, Dona Elvira Fernandes.

Depois da batalha de Aljubarrota, o convento serviu de asilo à filha do Infante Dom Pedro, Dona Filipa que nele se conservou até à sua morte, em 1497. Dom João IV, fez uma reconstrução geral do mosteiro que perdeu muito de seus traços originais. Em 3 de Abril de 1964, Odivelas é elevada à categoria de vila, passando a ter a categoria de cidade desde 10 de Agosto de 1990.

COMO IR

Distante a poucos quilômetros de Lisboa, Odivelas pode ser acessada pela IC-16 ou pela IC-17, bem como pela IC-22 a chamada Radial de Odivelas.

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

Um dos monumentos mais importantes do concelho é o Mosteiro de Odivelas que atualmente funciona como colégio e cuja época de construção remonta ao século XIV. De destacar também e ainda a nível patrimonial são: a Igreja Manuelina da Póvoa de Santo Adrião; o Memorial e o Paço do Arcebispo.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

Destacamos a tapeçaria, a cestaria, os azulejos, os trabalhos em arame, em latão e metal.

FESTAS E EVENTOS

- A Festa de Santo Antonio (a 13 de Junho).
- A Festa de São Pedro (a 29 de Junho).
- A Festa de Nossa Senhora do Rosário (a 8 de Dezembro).

GASTRONOMIA

Destacamos as migas, as açordas, as favadas, a feijoada e o cozido a caçador.
Doces: os doces conventuais, mais especificamente as raivas e os tabefes.

MAIORES INFORMAÇÕES

No site da Câmara Municipal da Odivelas e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-ODIVELAS.PT).