Logo Lusanet
  Comentário sobre o Futebol Português

Por: Emidio Tavares.

Manchetes da Semana - 15/04/2018

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA PEDE DEMISSÃO DE BRUNO CARVALHO

Embora sempre tenha apoiado e elogiado a gestão de Bruno de Carvalho a frente da presidência leonina tudo tem um limite e a última polêmica gerada pelo mandatário maior contra seus próprios jogadores levou ao início da semana a manifestação do presidente da Assembleia Geral do Sporting, Jaime Marta Soares, pedindo já a demissão espontânea do presidente leonino, e ameaçando-o de convocar a Assembleia como esse intuito caso ele não se demita antes. Posteriormente à suspensão da negociação das ações do Sporting pela 2a vez na semana, após atingirem uma desvalorização superior a 30%, Alvaro Sobrinho, dono da Holdimo (detentora de 30% das ações leoninas, e maior acionista individual da SAD), solicitou em caráter de urgência a convocação de uma Assembleia Geral. E no decorrer da semana, a comissão executiva do Conselho Administrativo da SAD leonina retirou todos os processos disciplinares impostos aos jogadores por Bruno de Carvalho.

LIGA EUROPA: VITÓRIA NO ADEUS A EUROPA

Na sua difícil missão de reverter o placar contrário de 2x0 conseguido pelo Atlético na Espanha, o Sporting entrou a campo nessa quinta sem Willian Carvalho e Piccini (contundidos), e sem Coentrão e Bas Dost (suspensos por acúmulo de amarelos), tendo perdido ainda Mathieu aos 26 minutos por contusão. Mas mesmo assim dominou amplamente a primeira etapa, criando inúmeras oportunidades hora desperdiçadas por seus atacantes, hora evitadas pelo grande goleiro Oblak. Mas nem tudo ele barrou e aos 28 minutos, numa das raras falhas do guardião dos espanhóis não cortando um cruzamento, Montero abriu o marcador. Embora com o ímpeto diminuido no 2o tempo (mais pela pressão do Atlético do que por inoperância ofensiva dos leões), o Sporting contiuou pressionando e criando outras tantas oportunidades, assim como também fizeram os espanhóis, mas sem mudar o placar final que afasta os leões da próxima fase mas de maneira honrosa perante sua torcida. Nas semifinais da Liga Europa jogarão Arsenal x Atlético, e Marselha x Salzburgo (jogos de ida a 26 deste mês, e de volta a 3 de maio); sendo que a grande final está programada para 16 de maio em Lyon na França.

SUPERLIGA PORTUGUESA TEMPORADA 2017/2018

A 29a jornada terminou na segunda (09/04) com o Moreirense recebendo o Boavista as 20h e vencendo por 1x0.

Já a 30a começou nessa sexta com os seguintes confrontos:

13/04 (Sexta-feira)

Paços de Ferreira 1x5 Braga (20:30h)

14/04 (Sábado)

Portimonense 0x1 Estoril (16:00h)

Aves 1x0 Feirense (16:00h)

Feirense 2x2 Braga (18:15h)

Boavista 3x3 Chaves (18:15h)

V.Guimarães 1x1 V.Setúbal (20:30h)

15/04 (Domingo)

Marítimo 1x1 Moreirense (16:00h)

Benfica 0x1 Porto (18:00h)- com um gol de Herrera, de fora da área no último minuto da partida, o Porto não só venceu o Benfica (mais por covardia do adversário em querer garantir o empate ao tentar a vitória, do que por competência do ataque portista) como passou a liderança do campeonato dois pontos a frente dos encarnados, faltando apenas 4 rodadas para o término, e praticamente pondo a mão na taça.

Belenenses 3x4 Sporting (20:15h)

A jornada só termina amanhã, dia 16/04, com o Rio Ave recebendo as 20:00h o Tondela.

Critérios de desempate:

Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;

b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;

c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;

d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;

e) Maior número de vitórias em toda a competição;

f) Maior número de golos marcados em toda a competição»

A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Portugueses no Exterior

A imprensa lusa divulgou essa semana que o ex-técnico do V.Guimarães, Pedro Martins, viajou ao início dessa semana a Grécia para iniciar os trabalhos como novo técnico do Olympiakos, embora só assuma oficialmente o cargo na próxima temporada.

Mais uma vez o melhor do mundo mostrou que decide nos grandes momentos. Depois de vencer a Juventus por 3x0 na Itália com dois gols de CR7, o Real recebeu nessa quarta os italianos e sofreu o mesmo placar até o 2o minuto de acréscimos do tempo final quando o zagueiro Benatia cometeu pênalti em Lucas Vasquez. Cristiano, com a sua frieza e qualidade de sempre, chamou para si a responsabilidade batendo o pênalti no ângulo do gol defendido por Szczesny (que entrou devido a expulsão de Buffon por reclamações contra o lance) e fazendo o gol que garantiu a passagem do Real para as semifinais. Foi o 11o jogo consecutivo na Champions em que o craque português marca, disputa na qual ele é além de atual artilheiro isolado com 15 gols, também o maior artilheiro de todos os tempos com a incrível marca de 120 gols em 150 jogos disputados. E mais, em 9 temporadas defendendo o Real apenas na 1a não levou às semifinais da Champions a sua equipe. O próximo jogo, agora pelas semifinais, acontecerá a 24/25 de abril onde o Real viajará até a Alemanha para enfrentar o Bayern; fazendo o jogo de volta na Espanha a 1/2 de maio. No outo confronto teremos Liverpool x Roma. A grande final ocorrerá em Kiev na Ucrânia a 26 de maio.

No ranking de países da UEFA, que soma as últimas cinco temporadas para assim definir quantas equipes cada país terá nas Taças Européias, Portugal deverá ficar mesmo no 7o posto, atrás da Rússia e a frente da Ucrânia, uma das piores colocações portuguesas nos últimos anos.

O Wolverhampton, treinado pelo português Nuno Espírito Santos e que além dele tem também 6 jogadores lusos "cedidos" pelo empresário Jorge Mendes, mesmo não jogando nesse sábado foi beneficiado pelo empate em casa do Fulham frente ao Brentford, garantindo antecipadamente, antes da partida que fez nesse domingo diante do Birmingham, a subida na próxima temporada à Premier League, embora ainda não tenha conquistado a 2a divisão inglesa (visto que se encontra 9 pontos a frente do vice-lider Cardiff restando 4 jornadas).