Logo Lusanet
  Comentário sobre o Futebol Português

Por: Emidio Tavares.

Manchetes da Semana - 14/11/2021

MUNDIAL DO CATAR

FERNANDO SANTOS POUPOU TITULARES E ARRANCOU EMPATE

Portugal e Irlanda jogaram na quinta-feira (11/11) em Dublin e empataram sem gols numa partida apática e pouco atrativa, onde Fernando Santos, com o regulamento na mão, poupou 5 (Cancelo, Ruben Dias, José Fonte, Renato Sanches e Diogo Jota) dos 6 titulares (só Palhinha começou como titular) que poderiam receber o 2° amarelo e ficar de fora contra a Sérvia. A partida foi apatica e pouco atrativa, mesmo com a entrada na segunda etapa de Renato Sanches, Moutinho, João Félix e Rafael Leão (que acabou sendo sacado para a entrada de José Fonte devido à expulsão de Pepe, que alias se transformou nesse jogo no atleta mais velho a vestir a camisa da seleção com 38 anos, 8 meses e 16 dias ultrapasssando o veterano goleiro Damas). Com o resultado Portugal empatou em pontos com a Sérvia (17), mas com melhor saldo de gols (12 contra 8 dos sérvios).

PORTUGAL PERDE EM CASA PARA A SÉRVIA E VAI PARA O PLAYOFF PELA VAGA

Com uma virada aos 44 minutos do segundo tempo, a Sérvia venceu Portugal por 2 a 1 neste domingo (14/11), em Lisboa, e se garantiu na Copa do Mundo do Catar, em 2022. Em jogo válido pela última rodada do Grupo A das Eliminatórias Europeias, a seleção portuguesa viu a vaga escapar num gol de cabeça de Aleksandar Mitrovic. Tadic, para a Sérvia, e Renato Sanches, para Portugal, também balançaram as redes. Com a vitória, a Sérvia chegou aos 20 pontos e ultrapassou Portugal na tabela de classificação do Grupo A das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo do Catar. O gol salvador de Aleksandar Mitrovic garantiu os sérvios no Mundial de 2022, enquanto os portugueses disputarão a repescagem. O adversário da seleção de Cristiano Ronaldo ainda será definido.

TAÇA DE PORTUGAL

A nova fase da Taça de Portugal começa na próxima quinta-feira, e só terminará na segunda-feira da semana seguinte com o jogo Tondela e Leixões. Eis os principais confrontos:

Quinta-feira (18/11)

Sporting x Varzim (20:15h)

Sexta-feira (19/11)

Benfica x Paços de Ferreira (20:45h)

Sábado (20/11)

Braga x S.Clara (18:00h)

Porto x Feirense (20:15h)

Domingo (21/11)

Serpa x Estoril (11:00h)

Caldas x Belenenses SAD (14:00h)

Moreirense x V.Guimarães (16:45h)

SUPERLIGA PORTUGUESA TEMPORADA 2021/2022

A 12° jornada só volta dentro de 2 semanas.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Benfica

Na goleada que o Benfica aplicou domingo passado frente ao Braga a bruxa estava solta e afetou as duas equipes com contusões seríssimas: Lucas Veríssimo (joelho direito) e Sequeira do Braga (joelho esquerdo) tiveram ruptura de ligamentos, devendo ser operados e só voltarão à atividade perto do final da temporada no ano que vem.

Sporting

Pelo aumento absurdo de casos de COVID na Holanda, a partida do Sporting na casa do Ajax pela Liga dos Campeões podera ser realizada sem a presença de torcedores nas bancadas.

Marítimo

O Marítimo demitiu o técnico espanhol Julio Velazquez que na época passada salvou a equipe do rebaixamento, mas sem o mesmo sucesso nessa temporada onde deixou a equipe com apenas 7 pontos em 11 jornadas, no penúltimo lugar da tabela. Vasco Seabra assume a equipe na segunda-feira dia 15/11.

Portugueses pelo mundo

Por contusões, Fernando Santos cortou Rafa Silva, Anthony Lopes e João Mário e convocou o goleiro José Sá do Wolverhampton e Gonçalo Guedes do Valência.

Depois de 18 anos defendendo a Seleção Portuguesa de Futsal, numa trajetória onde além de ser escolhido o melhor do mundo em 6 temporadas (2010, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018), ajudou o selecionado a conquistar o último Campeonato Europeu de Seleções e o último Mundial, Ricardinho (36 anos) anunciou na quarta-feira (10/11) sua despedida da seleção.

Por não ter recebido nenhum pagamento desde o primeiro trimestre do ano passado, José Peseiro entrou com queixa na FIFA contra a federação venezuelana reivindicando os salários dos 14 meses que ficou sem receber até agosto deste ano quando pediu demissão.

Bernardo Silva, contundido, foi poupado do jogo contra a Irlanda, ficando em Portugal para estar melhor para a partida deste domingo contra a Sérvia.

Após empate na sexta-feira (12/11) por 2x2 fora frente Angola, o Egito dirigido por Carlos Queiroz garantiu vaga no playoff final da zona africana visando vaga no Mundial do Catar.