Logo Lusanet
  Comentário sobre o Futebol Português

Por: Emidio Tavares.

Manchetes da Semana - 26/03/2023

ELIMINATÓRIAS EURO 2024

PORTUGAL 4x0 LIECHTENSTEIN: MARTINEZ INCORPORA PORTUGAL E ATÉ CANTA HINO

Portugal iniciou nessa semana, sob novo comando técnico, sua participação nas eliminatórias visando a Euro 2024, que será disputada na Alemanha e terá essa fase com as seleções divididas em 10 grupos, sendo 7 de cinco seleções e 3 de seis seleções (53 seleções no total), jogando em partidas de ida e volta dentro do grupo, com os 2 primeiros colocados garantindo vaga para a fase final na Alemanha, num total de 20 seleções, mais a Alemanha, e ainda com as 3 últimas das 24 vagas decididas num play-off com as 12 melhores colocadas na última Liga das Nações (2022/2023).

Portugal, que está no grupo J ao lado de Bósnia, Islândia, Luxemburgo, Eslováquia e Liechtenstein, iniciou sua participação na quinta-feira (23/03) frente Liechtenstein, com mais uma baixa depois de Pepe: o goleiro Diogo Costa, dispensado por conta de uma lombalgia. Como o goleiro sub-20 do Vitória de Guimarães, Celton Biai, estava treinado com o selecionado principal, acabou por ser incorporado ao grupo para esses 2 primeiros jogos.

Martinez, que até cantou o hino português, escalou o selecionado com Rui Patrício no gol; 3 zagueiros (Ruben Dias, Gonçalo Inácio e Danilo à frente dos dois), os laterais Cancelo e Guerreiro; Palhinha no meu campo como segundo homem de contenção, tendo à sua frente Bernardo Silva e Bruno Fernandes; e no ataque Cristiano e João Felix.

Logo aos 8 minutos, num chute de fora da área que desviou na zaga traindo o goleiro adversário, Cancelo abriu o marcador para delírio dos 45 mil torcedores que lotaram o Estádio de Alvalade. Inúmeras jogadas mais de ataque foram criadas, mas sem precisão na conclusão na etapa inicial.

Para a etapa complementar, novo gol madrugador, desta feita numa jogada iniciada pela lateral do campo com Cancelo e conclusão de Bernardo Silva. Portugal dominava a partida e jogava em ritmo de treino. Aos 6 minutos novamente Cancelo invadiu a área pelo seu setor, sendo derrubado, para pênalti assinalado e convertido por CR7. As jogadas envolventes nasciam naturalmente com Portugal acuando cada vez mais o seu adversário no campo de defesa. Aos 18 minutos, falta na entrada da grande área, cobrada com força e maestria por Cristiano, decretou o 4º e último gol de Portugal.

Daí para frente, Martinez deu oportunidade para os demais jogadores, fazendo entrar aos 22 minutos Ruben Neves no lugar de Danilo, Rafael Leão no lugar de João Felix, Gonçalo no lugar de Cristiano, Vitinha no lugar de Bernardo Silva e por fim João Mario no lugar de Bruno Fernandes.

Novo recorde para Cristiano que se transformou no jogador com mais jogos por uma seleção no mundo (197 no total), além de aumentar o seu recorde como maior goleador de seleções (120 gols marcados por Portugal). Nos outros jogos do grupo Eslováquia e Luxemburgo empataram a zero e a Bósnia fez 3x0 em cima da Islândia.

LUXEMBURGO 0x6 PORTUGAL: GOLEADA TRANQUILA DA EQUIPE DAS QUINAS

Neste domingo (26/03), a seleção de Portugal enfrentou fora de casa, a seleção de Luxemburgo e não teve dificuldades para golear o adversário. O técnico Roberto Martinez, promoveu três mudanças no onze inicial da equipe das quinas, em relação à partida contra Liechtenstein. As laterais desta feita foram ocupadas por Diogo Dalot e Nuno Mendes, enquanto Antônio Silva foi a novidade no miolo da zaga no lugar de Gonçalo Inácio.

Não tardou para a seleção portuguesa mostrar sua superioridade, pois logo aos 9 minutos, após um cruzamento feito por Bruno Fernandes, Nuno Mendes desviou de cabeça para Cristiano Ronaldo que só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes. Aos 15 minutos, João Felix fez de cabeça o segundo gol, após o cruzamento de Bernardo Silva. Aos 18 minutos, foi a vez de Bernardo Silva marcar de cabeça, após um belo lançamento de João Palhinha. Já aos 31 minutos, Cristiano Ronaldo recebeu um passe dentro da área, dominou tirando o defensor e bateu no canto direito, fazendo o quarto gol luso.

Na etapa complementar, a seleção portuguesa voltou administrando o jogo, o que permitiu um leve crescimento da equipe de Luxemburgo. Aos 20 minutos, o técnico Roberto Martinez efetuou as primeiras alterações, colocando Ruben Neves no lugar de Bernardo Silva e Gonçalo Ramos no lugar de Cristiano Ronaldo. Já aos 30 minutos, mais duas alterações, Otávio no lugar de João Felix e Rafael Leão no lugar de Bruno Fernandes. E dois minutos depois de entrarem, ambos participaram do quinto gol luso, com Rafael Leão fazendo o cruzamento para a cabeçada certeira de Otávio. Aos 40 minutos Rafael Leão sofreu pênalti, que ele mesmo bateu para a defesa do goleiro Moris. Mas o próprio Rafael Leão se redimiu 2 minutos depois, fazendo o sexto gol de Portugal, em bela jogada individual, dando números finais a partida.

As próximas partidas de Portugal pelas eliminatórias da Euro 2024 acontecerão apenas no mês de junho, quando no dia 17 receberá a seleção da Bósnia e no dia 20 visitará a seleção da Islândia.

PINTO DA COSTA E SERGIO CONCEIÇÃO: DIVÓRCIO A VISTA

Parece estar terminando a união de 5,5 anos entre Sergio Conceição e Pinto da Costa. Após a eliminação da Liga dos Campeões para a Inter de Milão, o técnico reclamou publicamente do pouco investimento que lhe foi dado visto estar trabalhando com um elenco formado em 30% por jogadores da equipe B e 40% por jogadores contratados junto a equipes medianas (como Paços, S.Clara, Rio Ave e Famalicão) e de apesar disso, não ter o reconhecimento por conseguir levar a equipe até as oitavas da disputa. Questionado sobre a fala do treinador, Pinto da Costa reagiu dizendo que investiu e muito, citando as contratações de Grujic por 9 milhões, Veron por 10 milhões, David Carmo por 20 milhões, dentre outros como Eustáquio. As falas do presidente levaram o treinador a afirmar para os mais íntimos, que pode deixar o cargo a qualquer momento. Posteriormente, serenados os ânimos, Sergio Conceição reuniu-se com Pinto da Costa e os administradores da SAD (Vitor Baia e Luís Gonçalves) no Olival, com tudo, por hora, terminando em águas de bacalhau.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Portugueses pelo Mundo

Pepe, lesionado, foi vetado para os jogos de Portugal essa semana e cortado da seleção, sem que nenhum outro jogador fosse convocado.

Pepa será o novo técnico português a trabalhar no Brasil, contratado pelo Cruzeiro após o pedido de demissão, no último final de semana, do técnico Paulo Pezzolano, que não conseguiu levar a equipe mineira à final do campeonato mineiro. Pepa está livre desde janeiro quando foi demitido pelo Al-Tai da Arábia Saudita. Pepa assinou contrato até o final da temporada brasileira e traz junto consigo 2 adjuntos, 1 preparador físico e 1 analista de desempenho. Com isso o brasileirão passa a contar com 8 técnicos portugueses dos 20 técnicos do campeonato: Abel Ferreira (Palmeiras); Vitor Pereira (Flamengo); Pedro Caixinha (Bragantino); Antônio Oliveira (Coritiba); Luís Castro (Botafogo); Renato Paiva (Bahia); Ivo Ferreira (Cuiabá) e Pepa (Cruzeiro).

Cristiano Ronaldo, na partida da quinta-feira (23/03) frente Liechtenstein, bateu mais um recorde, ultrapassando o atacante Bader do Kuwait, ao atingir 197 jogos defendendo a seleção de Portugal, recorde mundial em termos de um jogador a serviço de sua seleção.

Com Pepe afastado por contusão, Roberto Martinez definiu que os 3 capitães da seleção serão, respectivamente Cristiano Ronaldo, Rui Patrício na sua ausência e Bernardo Silva na ausência dos 2 anteriores.

Jesualdo Ferreira, campeão do Egito na temporada passada pelo Zamelek, acaba de ser demitido após uma série de insucessos, dentre os quais a recente eliminação da Liga dos Campeões Africanos e a sequência de apenas 14 vitórias nos 30 últimos jogos disputados.

Fernando Santos estreou na sexta-feira (24/03) no comando da seleção polonesa com derrota por 3x1 na República Tcheca, pelas eliminatórias da Eurocopa 2024.