Logo Lusanet
  Comentário sobre o Futebol Português

Por: Emidio Tavares.

Manchetes da Semana - 16/04/2023

TAÇAS EUROPEIAS

LIGA DOS CAMPEÕES

BENFICA PERDE INVENCIBILIDADE NA CHAMPIONS E ESPERA POR UM MILAGRE NA ITÁLIA

O Benfica recebeu na terça-feira (11/04) na Luz (com mais de 62 mil torcedores) a Inter de Milão e novamente teve uma atuação desastrosa em todos os setores do campo, com a defesa não se encontrando, o meio de campo batendo cabeça e o ataque nada produzindo. Apesar do ligeiro domínio na etapa inicial, faltava ao time encarnado um homem de articulação no ataque e que Schmidt teimava em manter no banco (David Neres). Isso fez o time italiano crescer na etapa complementar e arriscar mais nos contra-ataques e foi justamente num destes que a Inter abriu o marcador, onde num cruzamento para a área encarnada Grimaldo deixou Barella sozinho para subir e cabecear para o gol, aos 7 minutos. O gol deixou o time luso mais nervoso e inseguro no campo. Gonçalo Ramos foi derrubado após um puxão de camisa dentro da área, mas nem o VAR e muito menos a arbitragem marcaram coisa alguma. E já perto do final, aos 37 minutos, num lance de disputa dentro da área do Benfica, próximo à linha de fundo, João Mário tocou sutilmente com o braço na bola após ela desviar em sua cabeça, o que segundo a FIFA não deveria ser interpretado como lance faltoso, mas não foi assim que o VAR interpretou e muito menos a arbitragem, assinalando o pênalti convertido por Lukaku e que coloca a Inter com um pé na próxima fase. Apesar disso, o técnico Schmidt pecou também, pois só lançou David Neres a campo aos 20 minutos da etapa final. Fazia um ano que o Benfica não perdia 2 partidas consecutivas na Luz. Na próxima quarta-feira (19/04) o Benfica faz o jogo de volta na Itália e que poderá ser o último na Champions dessa temporada.

LIGA EUROPA

SPORTING DOMINA EM TURIM, MAS PERDE NO FINAL

O Sporting foi até Turim na quinta-feira (13/04) enfrentar a Juventus e de cara mostrou seu jogo com personalidade, onde mais parecia ser o dono da casa. Criou pelo menos 3 chances claras de gol, dominando amplamente toda etapa inicial. A 2ª etapa começou da mesma maneira até os 10 minutos, quando então os donos da casa começaram a forçar o ataque acuando o time leonino no seu campo. Foram 3 jogadas de perigo, onde na terceira o gol aconteceu, aos 28 minutos, marcado por Gatti e com a colaboração do goleiro Adan. Com a vantagem a Juventus recuou e permitiu ao Sporting voltar a carga onde novamente inúmeros lances de perigo foram criados, mas sem êxito. Derrota amarga para o time português que merecia no mínimo o empate, senão a vitória. Na próxima quinta-feira (20/04) em Alvalade os leões tentarão reverter o placar desfavorável para prosseguir na disputa.

TAÇA DE PORTUGAL

Na quarta-feira (12/04), o Braga foi até a Madeira e goleou por 5x0 o Nacional na partida de ida da semifinal da Taça de Portugal (o jogo de volta acontece em Braga no próximo dia 25/04).

Os demais confrontos da Taça serão:

26/04

Famalicão x Porto (ida) em Vila Nova de Famalicão às 20:30h locais.

04/05

Porto x Famalicão (volta) no Porto às 20:30h locais.

A finalíssima, no Estádio Nacional do Jamor, acontecerá a 4 de junho.

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 27ª jornada terminou na segunda-feira (10/04), quando o Gil Vicente recebeu às 20:15h o Chaves e não saiu do zero.

Já a 28ª jornada começou na sexta-feira com os seguintes confrontos:

Sexta-feira (14/04)

Famalicão 2x1 V.Guimarães (20:15h)

Sábado (15/04)

Marítimo 3x1 Paços de Ferreira (15:30h)

Estoril 0x1 Portimonense (15:30h)

Chaves 1x0 Benfica (18:00h)

Porto 2x1 S.Clara (20:30h)

Domingo (16/04)

Rio Ave 1x1 Casa Pia (15:30h)

Braga 1x0 Gil Vicente (18:00h)

Sporting 1x1 Arouca (20:30h)

Essa jornada só termina na segunda (17/04), quando às 20:15h o Vizela recebe o Boavista.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Equipes Portuguesas no ranking da UEFA

Portugal perdeu definitivamente o 6º posto no ranking da UEFA para a Holanda e consequentemente uma vaga direto na Liga dos Campeões. Dessa forma, a partir da temporada 2024/2025, Portugal colocará apenas o campeão nacional direto na Liga dos Campeões, com o vice tendo que disputar uma 3ª pré-eliminatória e com as 3 vagas restantes para as Taças Europeias sendo divididas por Liga Europa (2 vagas) e Liga Conferência (1 vaga), sendo que o vencedor da Taça de Portugal entrará direto na fase de grupos da Liga Europa, e o 3º colocado do campeonato nacional entrando na fase pré-eliminatória (ou direto na fase de grupos se o campeão da Taça de Portugal foi o mesmo do campeonato nacional ou o vice). Já para a Liga Conferência o representante será o 4º colocado do campeonato nacional se o vencedor da Taça for a Liga Europa, ou o 5º colocado se o vencedor da Taça for o mesmo do campeonato nacional, ou ainda o vice).

Portugueses pelo Mundo

Depois de disputar 5 títulos, perdendo um nas semifinais, sendo vice em outros 4, com pouco mais de 3 meses no comando do Flamengo, Vitor Pereira foi demitido essa semana, e terá direito a uma multa rescisória de 15 milhões de reais (algo em torno de 3 milhões de euros), correspondente ao que ainda teria por receber até o final do contrato em dezembro deste ano. Jorge Jesus foi contatado, mas só aceitava vir após o final de seu contrato com o Fenerbahçe em junho. Especulava-se que o Flamengo esperaria por Jesus, tanto que até tinha efetivado interinamente Mário Jorge, que trabalha com a base, mas ainda na sexta-feira (14/04), Jorge Sampaoli foi anunciado como novo técnico.

O jornal espanhol “Marca” divulgou na quarta-feira (12/04) que Rudi Garcia, técnico do Al Nassr, desentendeu-se com os jogadores e estaria com os dias contados, podendo ser substituído por José Mourinho numa proposta milionária (mais de 100 milhões de euros por 2 temporadas). Na quinta-feira (13/04) saiu o anúncio da demissão de Rudi (que em 8 meses conseguiu 18 vitórias em 26 jogos), que por hora será dirigido interinamente pelo então técnico dos sub-19, Dinko Jelicic.