Logo Lusanet
  Comentário sobre o Futebol Português

Por: Emidio Tavares.

Manchetes da Semana - 23/04/2023

TAÇAS EUROPEIAS

LIGA DOS CAMPEÕES

ZAGA ENCARNADA E TEIMOSIA DE SCHMIDT DITAM ELIMINAÇÃO DO BENFICA

Tal como tem acontecido nas últimas partidas encarnadas, o Benfica foi até a Itália enfrentar a Inter de Milão (perdeu na partida de ida por 2x0 na Luz) e mais uma vez a zaga encarnada pecou ditando a eliminação da equipe portuguesa, com 3 falhas nos 3 gols adversários. Contribuiu também a teimosia do técnico alemão Schmidt, que mais uma vez manteve no banco (na primeira etapa) o talentosíssimo David Neres, que se estivesse em campo com certeza seguraria mais a equipe de Milão em seu campo. Aos 14 minutos, numa bola perdida por Otamendi, Barella abriu o placar para os donos da casa, que daí para frente acuaram o Benfica em seu campo. Porém, perto do final da primeira etapa, Rafa cruzou magistralmente uma bola para a área italiana, para a cabeçada certeira de Aursnes empatar o jogo. Com mais confiança o time da Luz voltou com outro ânimo para a etapa complementar (e finalmente com David Neres em campo), mas que se desfez quando numa falha de Antônio Silva, a Inter fez 2x1 com Lautaro aos 21 minutos. Aos 33 nova falha de Otamendi e novo gol italiano, desta feita de Correa. Schmidt fez então uma série de substituições que até deram resultado, pois Antônio Silva descontou aos 42 e Musa, no apagar das luzes, deixou tudo igual. Despedida precoce de uma equipe que prometia muito, mas se perdeu pela teimosia do treinador alemão e pela queda de produção da zaga. Ainda assim, o Benfica vai para casa com os cofres recheados por 72 milhões 558 mil euros.

LIGA EUROPA

SPORTING: ÚLTIMO PORTUGUÊS A SE DESPEDIR DAS TAÇAS EUROPEIAS

O Sporting foi a última equipe portuguesa a sair das taças europeias, e aliás, todas tendo como algozes equipes italianas. A Inter, que já houvera eliminado o Porto, eliminou também o Benfica na Liga dos Campeões, a Fiorentina eliminou o Braga na Liga Conferência e agora foi a vez da Juventus eliminar os leões, após vencer o time de Alvalade na Itália por 1x0 no final da partida e empatar na quinta-feira (20/04) em Lisboa, abrindo o placar com Rabiot logo aos 9 minutos após bobeira da zaga lusa e sofrendo o gol de empate marcado por Edwards aos 20 minutos, em cobrança de pênalti cometido por Rabiot em cima de Ugarte. Na etapa complementar os visitantes foram para cima nos minutos iniciais e perderam 2 gols certos, coisa que o Sporting também perdeu nos minutos finais, na cara do gol, ambas chances desperdiçadas por Coates.

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 28ª jornada só terminou n segunda-feira (17/04), quando às 20:15h o Vizela recebeu o Boavista e empatou por 1 gol.

Já a 29ª jornada teve início na sexta-feira com os seguintes confrontos:

Sexta-feira (21/04)

Casa Pia 0x1 Braga (20:15h)

Sábado (22/04)

Famalicão 3x2 Marítimo (15:30h)

Boavista 3x2 Rio Ave (18:00h)

Paços de Ferreira 0x2 Porto (20:30h)

Domingo (23/04)

Portimonense 1x0 Gil Vicente (15:30h)

S.Clara 1x1 Chaves (18:00h)

Benfica 1x0 Estoril (18:00h)

Arouca 1x0 Vizela (20:30h)

Essa jornada só termina na segunda-feira (24/04), quando o V.Guimarães recebe às 20:15h o Sporting.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Portugueses pelo Mundo

Caiu o primeiro técnico português no Brasileirão, após 6 jogos consecutivos sem vitória (Paranaense, Copa do Brasil e estreia no Brasileirão), Antônio Oliveira foi demitido do Coritiba na terça-feira (18/04), após orientar a equipe por 17 vezes onde conseguiu 7 vitórias, 7 empates e 3 derrotas.

Por divergências com a administração do futebol (HOBRA, empresa alemã de investidores esportivos), em decorrência de ingerências da mesma na planificação esportiva da próxima temporada, Jorge Costa rescindiu de comum acordo seu contrato com o Acadêmico de Viseu, que será interinamente dirigido pelo diretor desportivo Pedro Bessa. Em 34 jogos comandando a equipe desde setembro último, Jorge obteve 20 vitórias em 34 jogos, deixando a equipe em 4º lugar na 2ª divisão.

José Mourinho conseguiu levar a Roma às semifinais da Liga Europa, após perder a primeira partida fora para o Feynoord por 1x0 e vencer a segunda na quinta-feira (20/04) em Roma por 2x1 (marcando o segundo gol nos acréscimos da partida) no tempo normal e ampliar para 4x1 na prorrogação. O próximo adversário agora será a Juventus. Na outra semifinal jogarão Sevilha e Bayern Leverkusen.