Por: Emidio Tavares.
Manchetes da Semana - 12/10/2025
ELIMINATÓRIAS DO MUNDIAL DE 2026
SELEÇÃO DAS QUINAS VENCE A IRLANDA COM GOL NOS ACRÉSCIMOS: PORTUGAL 1X0 IRLANDA
Já sem contar com João Neves (cortado por falta de condições físicas para o jogo, e substituído pelo lateral direito da Lazio, Nuno Tavares), Portugal enfrentou no sábado (11/10) no Estadio José Alvalade, a Irlanda pela 3ª jornada das eliminatórias para a Copa do Mundo 2026. A equipe portuguesa iniciou a partida com Diogo Costa, Dalot, Ruben Dias, Gonçalo Inácio, Nuno Mendes, Ruben Neves, Vitinha, Bruno Fernandes, Pedro Neto, Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva. No primeiro tempo Portugal foi completamente dominante na posse de bola, mas apresentou muitas dificuldades para invadir a área irlandesa. As melhores chances foram em lançamentos e em alguns cruzamentos. Das finalizações da seleção portuguesa, apenas duas foram na direção da meta irlandesa. Aos 16 minutos, Cristiano Ronaldo finalizou rasteiro de fora da área, a bola carimbou a trave e voltou livre para Bernardo Silva que mandou para fora. O toque de emoção ficou para os torcedores, que aos 21 minutos, se levantaram e aplaudiram Diogo Jota, que jogava com a camisa 21 e que faleceu em um acidente no último mês de julho. Já na segunda etapa, Portugal manteve o controle das ações diante de uma Irlanda que soube se defender até os acréscimos. O treinador Roberto Martínez, efetuou as seguintes substituições durante a segunda etapa: Renato Veiga no lugar de Gonçalo Inácio, Trincão no lugar de Dalot, Semedo no lugar de Vitinha, Rafael Leão no lugar de Pedro Neto e Gonçalo Ramos no lugar de Bruno Fernandes. Aos 30 minutos, Cristiano Ronaldo teve a chance de marcar através de uma grande penalidade, mas parou na defesa do goleiro Kelleher. Quando parecia que o empate seria o resultado definitivo, Rúben Neves de cabeça, aos 46 minutos, após o cruzamento de Trincão, marcou o gol que deu a vitória para a seleção das quinas. A próxima partida de Portugal será na terça-feira (14/10) contra a Hungria também no José Alvalade.
MUNDIAL DE CLUBES DE HÓQUEI: SPORTING CAMPEÃO E ÓQUEI DE BARCELOS 3º
Terminou no final de semana (05/10), em San Juan na Argentina, o Mundial de Clubes de Hóquei sobre Patins, com a consagração portuguesa. O Sporting garantiu presença na final após vencer na semi o Óquei de Barcelos por 3x1. Já a equipe de Barcelos (atual campeã europeia de clubes), na disputa do 3º lugar, venceu os argentinos do Centro Valenciano (que na briga por vaga na final foi derrotado pelo Barcelona) por 10x4. Na grande decisão o Sporting sofreu 2 gols do Barcelona, mas deu a volta e empatou no tempo normal. Na prorrogação, os leões fizeram mais um gol e garantiram o 1º título mundial de clubes para o Sporting.
PORTUGAL BICAMPEÃO EUROPEU DE FUTSAL
Aconteceu no domingo (05/10), na Moldávia, a decisão do Campeonato Europeu sub-19 de Futsal, onde após vencer todos os adversários que teve pela frente (Itália, Ucrânia, Moldávia e Eslovênia), Portugal garantiu vaga na final frente a Espanha, chegando a estar perdendo por 2x0, mas conseguindo o empate e a virada no placar há 15 segundos do final, e que garantiu o bicampeonato aos jovens craques portugueses, que também fizeram de Rodrigo Monteiro o maior artilheiro dos Europeus com 7 gols, e também o melhor atleta da disputa.
PORTUGAL FOOTBALL GLOBES
O galardão que premia os melhores do desporto em Portugal, Portugal Football Globes, teve sua gala essa semana, premiando em 12 categorias os seguintes vencedores:
• Revelação: Seleção Feminina de Futebol de Areia (Campeã Europeia de 2025) e Seleção Masculina Sub-19 de Futsal (Bicampeã Europeia). • Seleção do ano: Seleção Masculina de Futebol (Bicampeã da Liga das Nações). • Estrelas do ano: Vitinha, João Neves, Nuno Mendes e Gonçalo Ramos (campeões da França e da Liga das Nações pelo PSG). • Impacto Mundial: Pedro Neto (Campeão Mundial de Clubes pelo Chelsea). • Treinador: Artur Jorge (Campeão Brasileiro e Campeão da Libertadores pelo Botafogo carioca). • Mérito Desportivo: Equipe Feminina de Futebol do Benfica (Penta campeã nacional) e Equipe Masculina de Futebol do Sporting (Bicampeã Nacional e Campeã da Taça de Portugal). • Carreira: Ricardinho (lenda do futsal português e mundial que encerrou a carreira nesse ano). • Geração de Ouro: Seleção Portuguesa Masculina sub-17 de Futebol (Campeã Europeia de Seleções). • Aposta no Feminino: Equipe Feminina de Futebol do Porto (Campeã da 3ª divisão nacional). • Fundação: Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Covilhã. • Prestígio: Cristiano Ronaldo. • Excelência: Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República.SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
Por conta da data FIFA e da 3ª eliminatória da Taça de Portugal, os jogos da 1ª divisão de Portugal só voltam com a 9ª jornada no dia 24 deste mês.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Sporting
Pote, que tinha contrato até 2027, prorrogou seu vincula até 2030, ficando agora no teto dos maiores salários dos leões. A cláusula rescisória manteve-se nos 80 milhões de euros.
Portugueses pelo Mundo
Segundo a imprensa europeia, Cristiano Ronaldo transformou-se no 1º jogador de futebol a entrar no mundo dos multimilionários, com sua fortuna atingindo hoje a marca de 1 bilhão e 200 milhões de euros.
A ex-colônia portuguesa, Cabo Verde, está a um empate nessa segunda-feira (13/10), frente ao Essuatíni (antiga Suazilândia), para garantir, pela primeira vez na sua história, vaga no Mundial de 2026. Pelo fato de o jogo acontecer às 12h locais, o governo flexibilizou o horário dos funcionários públicos para que possam, acompanhar a partida.
Sergio Conceição foi finalmente oficializado, na quinta-feira (09/10) como novo treinador do Al-Ittihad.
Segundo lista divulgada essa semana, o espanhol Roberto Martínez técnico de Portugal é o 4º treinador de seleções mais bem remunerado, com um faturamento anual de 4 milhões de euros (empatado com o italiano do Uzbequistão, Fábio Cannavaro). O 1º colocado isolado é do italiano Carlo Ancelotti do Brasil com um montante de 9.5 milhões de euros anuais, seguido pelos alemães Thomaz Tuchel da Inglaterra e Julian Nagelsman da Alemanha ambos com um valor de 5.9 milhões.
Bruno Lage entrou com um processo na FIFA e na Justiça Comum do Brasil, para receber a indenização contratual por ser demitido antes do término contratual com o Botafogo do Rio em 2023, que hoje ultrapassaria 1,4 milhões de euros. A época o treinador saiu deixando a equipe carioca na liderança do brasileirão, que ao término seria vencido pelo Palmeiras.







