Logo Lusanet
  Comentário sobre o Futebol Português

Por: Emidio Tavares.

Manchetes da Semana - 26/10/2025

ELEIÇÕES NO BENFICA

O Benfica bateu no sábado (25/10) o recorde mundial das eleições de clubes mais concorridas da história. No total, foram 85.422 os sócios que exerceram o seu direito de voto. Os encarnados superam assim o Barcelona, que até então liderava com as eleições de 2010, que culminaram com Sandro Rosel no poder - foram 57.088 os associados blaugrana a votar. Com relação à apuração dos votos, até as 16h (horário de Portugal) deste domingo (26/10), dos 85.422 votos, haviam sido apurados 61.015. A vantagem segue para o candidato a reeleição Rui Costa com 45,57%, contra 26,66% de João Noronha Lopes. Os outros 4 candidatos somam juntos 27,77% (Luís Filipe Vieira 14,71%, João Diogo Manteigas 10,94%, Martim Mayer 1,94%, Cristovão Carvalho 0,18%). Falta divulgar os resultados de 1 secção de voto, uma das duas instaladas no Estádio da Luz, que tiveram mais votantes.

TAÇA DE PORTUGAL

Já estão definidos os jogos da 4ª eliminatória da Taça de Portugal, com os seguintes confrontos das maiores equipes de Portugal, em jogos que devem acontecer a 23 de novembro:

Porto x Sintrense (Campeonato de Portugal)

Atlético (3ª Liga) x Benfica

Sporting x Marinhense (Campeonato de Portugal)

V. Guimarães x Mortágua (Campeonato de Portugal)

Braga x Nacional

TAÇAS EUROPEIAS

LIGA DOS CAMPEÕES

BAILE INGLÊS COMPLICA A VIDA DO BENFICA NA CHAMPIONS: NEWCASTLE 3X0 BENFICA

O Benfica, acompanhado por 2.500 torcedores lusos, foi até a Inglaterra na terça-feira (21/10) enfrentar o Newcastle, entrando a campo com Trubin, Dedic, Antonio Silva e Otamendi, Richard Rios, Aursnes, Tomas Araújo (improvisado na lateral esquerda) e Barrenechea, Lukebakio, Sudakov e Pavlidis. Os donos da casa tiveram sempre a iniciativa do ataque na etapa inicial, jogando um futebol arroz com feijão, mas eficaz. Já o Benfica recorria às jogadas de contra-ataque onde Lukebakio por vezes foi perigoso, numa delas de cabeça, aos 15 minutos, acertando a trave. Porém aos 32, num erro de passe de Aursnes, o Newcastle foi rápido e fulminante, onde 3 jogadores construíram em segundos a jogada do gol inaugural: com Bruno Guimarães, Murphy e Gordon, que concluiu abrindo o marcador.

A 2ª etapa começou com o time inglês encurralando o português nos 15 minutos iniciais. Aos 18, Dedic, machucado, foi substituído por Ivanovic. Aos 26, num passe com as mãos em profundidade do goleiro Pope, Barnes aproveitou a falha de Antonio Silva para chutar cruzado e fazer o 2º gol do Newcastle. Aos 38, quando o Benfica mais tentava diminuir a desvantagem, Gordon fintou vários jogadores lusos e serviu Barnes, que na frente de Otamendi ampliou para 3x0 o placar, dando números finais ao marcador. Terceira derrota do time da Luz em 3 partidas disputadas. Restam agora 5 jogos para o Benfica tentar ficar pelo menos entre os 24 primeiros colocados, e assim evoluir para a próxima fase. São eles: Bayern Leverkusen em casa, Ajax fora, Nápoles em casa, Juventus fora e Real Madrid em casa.

COM UM A MAIS EM TODO 2º TEMPO, SPORTING VIRA NO FINAL: SPORTING 2X1 MARSELHA

O Sporting recebeu na quarta-feira (22/10) no Estádio do Alvalade, com 42.766 torcedores, o Marselha na 3ª rodada da fase de Liga da Champions. Os franceses começaram a todo vapor, criando nos primeiros 15 minutos duas chances, a 2ª efetivada em gol num lindo chute de Igor Paixão. A desvantagem no marcador desestabilizou o time leonino, que começou a errar tanto no ataque quanto na defesa. O domínio adversário era claro e já nos acréscimos o árbitro assinalou pênalti para o Marselha em cima do defesa brasileiro Emerson, que já tinha amarelo. Chamado pelo VAR, o árbitro anulou a penalidade e aplicou o 2º amarelo a Emerson, por simulação, ficando os franceses com um a menos para o restante da partida.

A etapa complementar começou com o Sporting pressionando e com o Marselha atuando nos contra-ataques. Como o gol não saia e a torcida apupava o time da casa, Rui Borges começou a fazer algumas trocas, dentre elas a entrada aos 19 de Catamo no lugar de Quenda (figura apagadíssima no jogo). Cinco minutos após, Catamo empatou para os leões, mas o bandeira assinalou impedimento. Mais uma vez o VAR chamou o árbitro, que ao analisar as imagens validou o gol dos donos da casa. Aos 35 Debast, contundido, deu seu lugar a Alisson. Seis minutos após foi a vez de Alisson fazer um golaço e virar a partida para o Sporting. Aos 89, quando o Marselha mais pressionava os leões, Maxi foi advertido com vermelho direto por falta num adversário. Pela 3ª vez o VAR chamou o árbitro, que cancelou o vermelho, e deu amarelo. Ainda assim o time luso sofreu com mais 7 minutos de acréscimos, até o apito final, que garantiu a 2ª vitória leonina em 3 jogos, o 6º ponto e a 12ª posição na classificação geral, numa partida em que atuou mais de 45 minutos com um homem a mais.

LIGA EUROPA

BRAGA 100%: BRAGA 2X0 ESTRELA VERMELHA

Jogando na quinta-feira (23/10) em casa, o Braga não tomou conhecimento dos sérvios do Estrela Vermelha, vencendo por 2x0, com uma equipe entrosada e que jogou a toque de caixa, completando sua 3ª vitória em 3 jogos disputados. Os gols, ambos com assistência de Ricardo Horta, foram marcados por Fran Navarro aos 22 da 1ª etapa e Mario Dorgeles aos 27 do tempo final. A equipe lusa segue na liderança da fase de Liga da Liga Europa com 9 pontos em 9 possíveis, ao lado de Midtjyland e Lyon.

PORTO ENFIM PERDE UMA: NOTTHINGHAM FOREST 2X0 PORTO

O Porto foi até a Inglaterra na quinta-feira (23/10) enfrentar um Notthingham em crise, com técnico novo (aliás, é o 3º técnico em menos de 2 meses), e o que parecia ser tranquilo se transformou num sufoco para os dragões. Os donos da casa não só dominaram toda a etapa inicial, como acuaram o Porto no campo de defesa, abrindo o marcador logo aos 18, quando Bednarek colocou a mão na bola dentro da área, para pênalti convertido por Gibbs White. Atrás no marcador, a equipe lusa até tentava, mas mal conseguia passar do meio de campo. Prova disso está o fato do Porto ter chutado a 1ª bola a gol aos 37 minutos com Varella num lindo chute de fora da área, desviado para escanteio pelo goleiro adversário. Aos 43 a 2ª jogada de ataque portista, desperdiçada pelo ataque na cara do gol.

Como o 2º tempo começou com a mesma pressão adversária e a inoperância do ataque portista, Fariolli fez 3 mudanças aos 15 minutos e que deram um outro poder ofensivo ao ataque, sacando Francisco Moura, Varella e Borja para as entradas de Martim Fernandes, Gabri Veiga e William Gomes. Porém, aos 27 minutos, num lance de ataque do Nottingham, o árbitro da amarelo por simulação ao atacante da casa, e chamado ao VAR voltou atrás e assinalou pênalti, convertido por Igor Jesus. Aos 30 Fariolli trocou Alberto Costa por Zaidu. O 2º gol inglês voltou a desestabilizar o Porto, porém Fariolli só resolveu mexer de novo a 7 minutos para o final, sacando o apagadíssimo Pepe para a entrada de Rodrigo Mora, sem resultado prático. O Porto perdeu a primeira partida das 3 disputadas na Liga Europa, embora não tenha atuado bem nas vitórias frente ao Salzburgo e Estrela Vermelha, e Fariolli perdeu a primeira em 12 partidas no comando do Porto (foram 10 vitórias e 1 empate nas outras 11). Na classificação geral, o Porto ocupa agora a 15ª posição, com 6 pontos.

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 9ª jornada retornou na sexta-feira, com os seguintes confrontos (horário de Portugal):

Sexta-feira (24/10)

Alverca 0x4 Gil Vicente (20:15h)

Sábado (25/10)

S. Clara 2x0 AVS SAD (18:00h)

Benfica 5x0 Arouca (20:30h)

E. Amadora 1x2 Rio Ave (20:30h)

Domingo (26/10)

Estoril 1x1 Nacional (15:30h)

Famalicão 2x0 V. Guimarães (15:30h)

Tondela 0x3 Sporting (18:00h)

Braga 4x0 Casa Pia (20:30h)

A jornada só termina na segunda-feira (27/10), quando às 20:15h o Moreirense receberá o Porto.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Famalicão

Zabiri, atacante marroquino do Famalicão, que quase não foi ao Mundial Sub 20 porque o técnico Hugo Oliveira o ameaçou de perder a titularidade caso fosse (embora no final tenha o liberado), não só levou sua seleção ao título inédito de Campeão Mundial Sub 20, como também foi um dos artilheiros com 5 gols e bola de prata da disputa. Seu companheiro e que atua no Watford da Inglaterra, Maamma, foi a bola de ouro. Na disputa do título contra a Argentina de Prestianni (Benfica) e Tomas Perez (Porto), vitória de Marrocos por 2x0 com 2 gols de Zabiri.

Sporting

A direção da SAD leonina, que num passado recente houvera negociado os diretos televisivos do contrato da NOS, com a Sagasta Finance, mediante o recebimento adiantado de parte da verba, readquiriu esses direitos, pagando a essa financeira a quantia de 68.8 milhões de euros.

Marítimo

Perante o escândalo do envolvimento daquele que seria o novo investidor da SAD do Marítimo, o Grupo Revee, com facções criminosas no Brasil, a direção madeirense resolveu pôr um ponto final no acordo que estava alinhavado, estando agora a procura de outros investidores.