Logo Lusanet
  Confira mais um capítulo da História de Portugal

Por: Nelson de Paula.

"Castelo de Redondo" - 21/01/2024

A Porta da Ravessa é constituída por vão em arco quebrado assente em mísulas simples sobrepujado pelo brasão de armas de Portugal original, do reinado de D. Dinis, em mármore, inserido em moldura retangular de duas golas. Na pilastra que sustenta o arco à direita, encontra-se gravado o padrão das medidas lineares da vara e do côvado. No lado interior da muralha, a porta possui uma configuração em arco rebaixado.

A Torre de Menagem, que possui planta ultra semicircular ou em U, encontra-se inserida na cerca no lado noroeste, mas a maior parte do corpo projeta-se para o exterior e está dividido em três registros verticais, contando com o terraço. A zona térrea da torre não possui aberturas até agora conhecidas. Todos os rasgamentos de janelas e portas possuem vãos em arco quebrado.

O acesso é feito através de uma escadaria de pedra de 14 degraus virada a sudeste, através de um vão em arco quebrado que dá acesso ao primeiro registro; na mesma face, encontra-se, ao nível do segundo registro, uma janela centrada. A fachada sudoeste apresenta duas portas próximas uma da outra a nível do segundo piso e uma janela a nível do terceiro piso oeste.

A fachada sudeste tem também uma janela no segundo piso e uma porta no primeiro com ligação ao adarve. Por fim, a face noroeste, de recorte semicircular, apresenta uma porta no primeiro piso centrada e uma janela desalinhada no segundo.

O interior do primeiro registro apresenta uma lareira simples a oeste, uma escadaria a noroeste de acesso ao segundo piso e várias portas em redor; o segundo piso apresenta uma escadaria em posição idêntica e acesso a janelas com dois degraus; ao terraço acede-se através de uma escada em caracol que parte do segundo piso a leste, terminada por uma estrutura cilíndrica em forma de guarita ornamentada no remate.

A nordeste encontra-se uma antena e a oeste os vestígios da chaminé que foi fechada. O adarve a norte da Torre de Menagem constitui um caminho com muro de ambos os lados de acesso ao Hospital da Misericórdia e a um compartimento aberto com latrinas. A Torre de Alcaidaria, de menores dimensões do que a Torre de Menagem, encontra-se orientada a sudeste, sendo a sua planta também de forma ultra semicircular, mas apenas com um registro.